Mostra de cinema na arquidiocese de Salvador

A arquidiocese de Salvador (BA), por meio da Pastoral de Comunicação (Pascom) promove de 26 a 29, a Mostra Fé no Cinema. Na programação, uma mesa redonda e a exibição de filmes e documentários, que serão o ponto de partida para refletir a relação da fé com as produções cinematográficas. Com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, o evento acontece na Sala de Arte Cine XIV, no Pelourinho, sempre das 9h30 às 12h. Haverá formação de platéia e alunos da rede pública e particular de Salvador serão os principais convidados do evento, que também destinará uma parcela de ingressos para o grande público. A entrada é gratuita.

A ideia do evento é trazer para a cidade um tipo de filme dificilmente encontrado no circuito comercial e ao mesmo tempo refletir sobre a relação do cinema com as manifestações religiosas de matriz ibero- americana. “A mostra é uma resposta às demandas da pastoral da cultura, que procura dialogar com o universo cultural de uma forma dinâmica e aberta. É neste sentido que a arquidiocese de Salvador tem promovido mostras fotográficas, exposições e seminários para através do belo revelar a presença do divino na vida das pessoas”, explicou padre Manoel Filho, idealizador do projeto e coordenador de comunicação da arquidiocese.

Uma mesa redonda está na programação do primeiro dia, após a exibição dos filmes, os cineastas Joel Almeida e Sofia Frederico participam junto com o padre Manoel de Oliveira Filho, coordenador de comunicação da arquidiocese. No debate serão discutidas as possíveis abordagens da fé na linguagem cinematográfica. Ao longo da semana, a cada manhã serão exibidas duas ou três produções que dialogam entre si e permitem diferentes olhares sobre o mesmo tema: a fé.

Sete produções nacionais originárias da Bahia, do Pará e do Paraná integram o projeto, que também dá destaque para os festejos populares, principal viés da fé católica explorado nas produções audiovisuais brasileiras. Entre os destaques da programação estão: Mãos de Outubro, que revela as histórias das pessoas que atuam nos bastidores do Círio de Nazaré, maior procissão católica do mundo; e o longa Sal da terra, que no ano passado recebeu o prêmio Margarida de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A obra ficcional conta a história de um padre-caminhoneiro que trocou sua paróquia na cidade pela tarefa de atender ao povo da estrada.

Tags: