
Na semana que antecedeu a data e no VI Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo, 13 de novembro, a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) motivou a realização de ações em torno da VI Jornada Mundial dos Pobres pelo Brasil.
Na Carta Apostólica Misericordia et Misera, o Papa Francisco instituiu a celebração “em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum”, o Dia Mundial dos Pobres. Neste ano, o tema do VI Dia Mundial dos Pobres é “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2Cor 8,9)”.
De acordo com o Pontífice, este dia “será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”. Esta data também servirá para nos ajudar a refletir “como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa” (cf. Lc 16,19-21).

O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Valdeci Santos Mendes, reforçou que a Jornada Mundial dos Pobres leva a um compromisso com a vida.
Do 18º Congresso Eucarístico Nacional, cujo tema é “Pão em todas as mesas”, ele se comprometeu, junto a todos que lutam por direitos, justiça e dignidade, incluindo as Pastorais Sociais, a lutar pela vida em plenitude para todos, sendo sinal de fé e esperança nas diferentes realidades.
Algumas ações pelo Brasil
Na arquidiocese de Montes Claros (MG), uma série de ações foram realizadas para marcar a data. Uma celebração ecumênica no bairro Itatiaia e um jantar na cozinha solidária organizado pelas paróquias Nossa Senhora dos Montes Claros e São José de Anchieta fortaleceram a presença da Igreja junto aos pobres.
A Pastoral das Favelas realizou uma missa de abertura da VI Semana dos Pobres 2022, na catedral metropolitana de São Sebastião, dia 6 de novembro, na arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). O cardeal Orani Tempesta presidiu a celebração.
A prelazia de Itacotiara (AM) promoveu, dia 9 de novembro, uma live especial sobre a Jornada Mundial dos Pobres. O bispo da prelazia, dom José Ionilton recebeu como convidado o representante da Articulação Brasileira pela Economia de Clara e Francisco, Eduardo Brasileiro. Eles refletiram sobre a mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres cujo tema foi “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)”.
Na arquidiocese de Brasília (DF), o vicariato social e de promoção humana promoveu, no sábado, 12 de novembro, uma missa no Setor Comercial Sul, um dos lugares com maior aglomeração de moradores em situação de rua do Distrito Federal. A ação foi acompanhada da oferta de corte de cabelo, distribuição de marmitex e lanches.
Dom Paulo Cezar deixou suas atividades rotineiras no último sábado (12) para conhecer o Setor Comercial Sul. O que mais lhe impressionou foi ver pessoas em situação degradante a poucos metros do centro do poder.
Em sua carta para o VI Dia Mundial dos Pobres na arquidiocese de Goiânia, dom João Justino animou os párocos e administradores paroquiais a organizarem “um encontro com os agentes da pastoral paroquiais com o objetivo de identificar o modo como a paróquia, no conjunto de suas comunidades, está se comportando diante dos pobres”. Ele também evidenciou a importância de avaliar as iniciativas de assistência e promoção social, “considerando o envolvimento dos fiéis e a percepção de outras realidades humanas de pobreza que estão escondidas ou camufladas”.
Padre Jonisoncley Santos, coordenador para ação social da arquidiocese de Goiânia, explica que os encontros nas paróquias, acompanhados pelas iniciativas sociais, servirão para “promover atos de caridade, momentos de formação, de oração e de cuidado com os irmãos mais pobres”. Ele também salienta que as ações não devem acontecer somente nesta ocasião, porque as pessoas precisam sempre de ajuda.
No setor Aeroporto, a partir das 8h de sábado, 13, foi realizada a VI Jornada Mundial dos Pobres com a População de Rua, na Casa de Acolhida Santo Tomás. A programação contou com distribuição de roupas, palestras e ações relacionadas à saúde popular como banheiro solidário e massagens.

Saiba mais:
Dia Mundial dos Pobres, este ano, será celebrado no dia 13 de novembro; CNBB disponibilizou material – CNBB
Disponíveis spots de rádio para o Dia Mundial dos Pobres (cnbb.org.br)



