A abertura oficial do encontro contou com a presença do bispo diocesano de Itabira-Cel.Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira; o representante do Movimento Nacional de Fé e Política, Pedro Ribeiro de Oliveira; o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes da Silva; o representante do Ministério Público, Fernando Antônio Fagundes Reis; a representante das equipes de trabalho do evento Arlete Ferreira César, e o coordenador do encontro Custódio da Silva.
“O Movimento favorece ao cristão crescer na consciência de uma sociedade mais justa e digna. Sem a fé e a política, o ser humano vegetaria numa vida sem sentido, sem utopia”, afirmou o bispo diocesano de Itabira-Cel.Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira.
O encontro foi marcado por celebrações ecumênicas, conferências e 20 oficinas com temas ligados à temática fé e política. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o deputado federal do Rio de Janeiro, Chico Alencar; e o mestre em direito constitucional que integra a Rede Nacional de Advogados Populares, Delze dos Santos Laureano, foram os conferencistas do encontro.
Surgido na década de 1980, o Movimento de Fé e Política se rege por uma carta de princípios, que lhe assegura o caráter ecumêmico, não partidário, e reúne cristãos engajados na política à luz da fé cristã. Participam vereadores, prefeitos, deputados e militantes de vários partidos políticos. O primeiro Encontro Nacional de Fé e Política aconteceu no ano de 2000, na cidade de Santo André (SP).
