Público avalia o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Está chegando ao fim o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e contou, segundo a organização do evento, com a participação de mais 1200 pessoas. O encerramento oficial se dará às 19:30h, no Ginásio Poliesportivo da PUC-Rio, com a participação da escola de samba Beija-Flor.

Alguns participantes deram os seus depoimentos à assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Mutirão foi considerado um sucesso, principalmente por conta dos profissionais escolhidos na participação dos painéis e oficinas.

muticomrjmiguelgomesO professor da PUC-Rio, Miguel Gomes, que é um dos organizadores do Muticom, destacou a reação do público que considerou muito boa a estrutura disponibilizada durantes esses seis dias de Mutirão. “Acolhemos gente de todo o Brasil, em vários níveis de conhecimento e de formação. Pra gente da PUC foi um grande prazer recebê-los, além disso, o desafio foi enorme em montar essa estrutura e poder agradar ao visitante. Acho que alcançamos o que nos propusemos fazer e considero que foi muito bom o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, destacou.

muticomrjnovaiguacu1A fonoaudióloga e participante da Pastoral da Juventude de Nova Iguaçu (RJ), Priscila Arruda, diz que sentiu falta de algumas atividades ou oficinas práticas, como por exemplo, rádio, web ou TV, mas que de forma geral, o Muticom superou suas perspectivas. “Foi muito bom”, falou.

muticomrjpadrejaimePara o padre da diocese de Taubaté (SP), Jaime Lemes, a experiência do Muticom foi “muito rica”. “As exposições durante os painéis, a partir do tema proposto para o 7º Muticom, ‘Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades’, foram bastante profundas e provocativas. Os painelistas souberam discutir a temática com clareza e dinâmica, de modo que mesmo os assuntos mais complexos não ficaram massantes. As oficinas foram momentos oportunos de aprendizado prático e de troca de experiências. De fato, todo o evento proporcionou a vivência da comunhão-comunicação na diversidade, com a participação de pessoas de todas as partes do Brasil, com as suas experiências de fé e de comunicação no serviço ao reino de Deus. Valeu apena!  Espero que todos tenham tirado muito proveito”, disse.

muticomrjguanhaes“Participar do Mutirão Brasileiro de Comunicação enriquece o processo comunicativo iniciado na nossa diocese, Guanhães (MG). Os painéis, conferências e as atividades culturais do Muticom trouxeram novidade para o dia a dia do serviço da pastoral da comunicação”, destacou Luís Carlos Pinto, agente da Pastoral da Comunicação de Guanhães (MG).

muticomrjtresrios1O jovem Darlei Alves, da diocese de Três Rios (RJ), deixou uma sugestão aos organizadores do próximo Muticom, que será em Natal (RN), em outubro de 2013. “Este encontro foi muito bom, mas a divisão de horários deve ser repensada por conta das ótimas palestras e oficinas, que muitas vezes acontecem simultaneamente em vários lugares”.

Já Marlene Medeiros, de Palmas (TO), ficou “encantada” com toda a estrutura oferecida pela PUC-Rio. Além disso, ela elogiou a abordagem comunicacional proposta por esse Mutirão. “Descobri aqui no Rio de Janeiro uma nova forma de fazer comunicação. Graças ao Muticom, aprendi muita coisa que me fará colocar em prática novas formas de comunicar e de mostrar as atividades de minha diocese”.

Coletiva Final

muticomrjcoletivadeimprensafinalÀs 16:30h, no bloco Kennedy, da PUC-Rio, aconteceu a última coletiva de imprensa do Muticom. O evento contou com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; do coordenador geral do Mutirão, padre Omar Raposo e do diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira.

Segundo dom Orani, este Muticom foi definido como “democrático com a informação”, graças à transmissão via internet de todas as conferências e algumas oficinas. “Além disso, essa reunião de pessoas serviu como facilitador para que acontecese outras reuniões, como a da Signis-Brasil, da Pastoral da Comunicação de vários Regionais e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação”.

muticomrjmiguelpereiraJá o diretor acadêmico do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, Miguel Pereira, fez o balanço final, com todos os números do encontro. Segundo informou, foram ao todo 1237 pessoas circulando no campus da PUC-Rio exclusivamente para o Mutirão. “Do número total, 294 eram jornalistas; 540 participantes; 162 estagiários; 124 expositores e 117 professores e conferencistas. Além disso, as oficinas temáticas chegaram a cerca de 80, oferecendo aulas práticas e teóricas sobre as diferentes atividades dos profissionais de comunicação”.

Tags:

leia também