Hoje, 8, às 20h, será comemorado o nascimento de Nossa Senhora. Trata-se do “Rosário de amor guadalupano”, evento para o qual se espera a participação de milhões de fiéis de todo o continente americano.
O rosário percorrerá a colina do Tepeyac até o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. A procissão será encabeçada pelo arcebispo da Cidade do México, cardeal Norberto Rivera Carrera.
Organizado pela arquidiocese do México, pela Ordem dos Cavaleiros de Colombo e pelo Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, A iniciativa, denominada “Dia universal de Santa Maria de Guadalupe, escudo e padroeira da nossa liberdade”, acontece no marco da comemoração do bicentenário da independência do México (16 de setembro).
Escolheu-se a data de 8 de setembro para celebrar a festa litúrgica do nascimento da Virgem Maria. O cônego da basílica de Guadalupe, Eduardo Chávez Sánchez, explica que os fiéis orarão “para que os mexicanos possam encontrar a verdadeira liberdade e a independência do pecado, da morte, do egoísmo, da soberba, do deus do dinheiro, que causam tanto mal ao nosso país”.
O evento começará com um espaço musical chamado “Oração flor e canto”. Depois, será lida uma mensagem do cardeal Norberto Rivera. Posteriormente, haverá duas conferências: “Nossa Senhora de Guadalupe, mãe da civilização do amor”, dada pelo cavaleiro supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, e “Santa Maria de Guadalupe, escudo e padroeira da nossa liberdade: o significado da Virgem morena na luta pela independência do México”, a cargo de Eduardo Chávez Sánchez, que também trabalhou como postulador para a causa de canonização de São Juan Diego.
Segundo indicou o cônego da basílica de Guadalupe, mais de 3 milhões de pessoas dos Estados Unidos se unirão ao rosário, assim como milhares de fiéis de todo o continente, graças à transmissão de várias emissoras de rádio e televisão da América Latina e do site www.rosarioguadalupano.com.
