Regional NE 4 reforça compromisso com iniciação à vida cristã e autossustentação da Igreja no Piauí

Aconteceu, de 27 a 29 de junho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina (PI), a 33ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). O evento teve como tema “Iniciação à vida cristã e autossustentação na missão da Igreja no Piauí” e lema “Entre eles ninguém passava necessidade” (At. 4,34) e contou com a presença de todo o episcopado piauiense. Também estiveram presentes coordenadores regionais e diocesanos de pastoral, movimentos e serviços, representação de religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas.

Tema central

A 33ª Assembleia Regional teve como facilitador o assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho, que pertence ao clero da diocese de Picos (PI).

Para ele, os temas da assembleia se complementam “porque, quanto mais conhecemos a fé, cada vez mais nos tornamos corresponsáveis pela manutenção das comunidades”, explicou.

Sobre a iniciação à vida cristã, padre Wagner explicou que ela constitui o eixo central e unificador de toda a ação evangelizadora e pastoral: “A IVC visa a formação inicial e permanente do discípulo missionário de Jesus Cristo, para viver e anunciar a fé cristã. É um processo que nos conduz para dentro do mistério amoroso do Pai e nos insere na comunidade para professarmos, celebrarmos, vivermos e testemunharmos a nossa fé”, explicou.

Sobre a autossustentação da ação pastoral, padre Wagner disse que através do dízimo os fiéis assumem, com amor e compaixão, a manutenção das comunidades, de sua estrutura e de toda a ação evangelizadora da Igreja: “Devemos compreender o dízimo como uma contribuição permanente em que cada um de nós, motivados pela fé e pela experiência com Deus, expressamos a nossa gratidão, vivenciamos a comunhão e participação e a corresponsabilidade com a evangelização”, falou.

Padre Wagner Carvalho, assessor da 33ª AR-CNBB.

A Assembleia contou contou com estudos sobre a temática central, momentos de espiritualidade com a celebração da Santa Missa e Conversação no Espírito, metodologia que consistiu na divisão dos participantes em grupos para a partilha das reflexões sobre Catequese e Dízimo à luz da oração e do Evangelho. Também houve momentos de confraternização e convivência.

Atividades

Ainda na programação, foi apresentado um roteiro do Regional Nordeste 4 em preparação para o Ano Jubilar de 2025 ‘Peregrinos de Esperança’; experiências exitosas de sustentação; Fórum das Pastorais Sociais; lançamento do material alusivo a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí; apresentação da Cartilha do Dízimo; partilha sobre o Ministério de Catequista e os encaminhamentos da Assembleia.

O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, destacou que a 33ª Assembleia Regional foi um momento forte de sinodalidade, comunhão e fraternidade: “A sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio. Nesta assembleia nos debruçamos sobre dois importantes pilares da Igreja, são eles a iniciação à vida cristã como ponto de partida para a formação de discípulos, e o dízimo como expressão de gratidão e de partilha”, disse.

Presidência do Regional Nordeste 4.

Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, reforçou que a IVC é um processo de inserção da Igreja na vida eclesial das comunidades: “Esse processo requer novas disposições pastorais. Faz-se necessário e urgente que as nossas paróquias e dioceses percorram esse itinerário envolvendo todos os atores com entusiasmo, perseverança e docilidade. Estar atento a estes sinais é de extrema importância para que a Igreja cumpra a sua missão de evangelizar”, destacou.

Apresentação dos participantes no 1º dia da 33ª AR-CNBB.
Apresentação dos participantes no 1º dia da 33ª AR-CNBB.

A cobertura completa do encontro no site do Regional.

 

Com informações e fotos do Regional Nordeste 4 da CNBB

Tags: