Para promover interação entre as diversas pastorais, movimentos e organismos, motivação e animação missionária entre as diversas lideranças da Igreja no Maranhão, o Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do regional nordeste 5 da CNBB, realizou entre os dias 27 e 29 de outubro, sua 31ª Assembleia Ordinária.
“Estamos felizes pelo momento bonito que vivenciamos juntos. A nossa assembleia nos fortaleceu e nos encorajou a enfrentarmos as duras realidades em que estamos inseridos. É tempo de esperançar com muita fé e harmonia na nossa caminhada”, pontuou Deusamar Santos, presidente do CNLB Regional NE5.
À luz do tema: “Cristão leigos e leigas testemunhando a missão de Cristo na defesa da fé, da vida e da casa comum”, cada representante foi convidado a apresentar dados e números sobre a realidade em que sua pastoral atua; sobre os desafios que enfrentam; as vitórias e alegrias que motivam a ação e a caminhada de fé.
Ao longo da programação, o processo de escuta se deu na sequência: juventude; mulher e sua realidade na Igreja; e os desafios além fronteiras com missões que percorrem outros continentes.
A Comissão Pastoral da Terra fez-se presente, através de Antônio Crioulo, que levou dados sobre a luta pela terra, exclusão social, violência no campo, trabalho escravo, destruição da natureza e atuação da CPT em meio aos conflitos no Maranhão.
Representando as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, Adriana Aleixo pontuou sobre a presença profética das CEBS e do 15º Intereclesial das CEBs, ocorrido em Rondonópolis em julho de 2023. Segundo Adriana, este Intereclesial fortaleceu as CEBs:
“Veio para fortalecer o profetismo enraizado nas comunidades espalhadas por todo o Brasil e que jamais irão desaparecer, pois sua existência é bíblica, sua inspiração é na vida de Jesus Cristo”, ponderou.
Confira a notícia na íntegra no site do regional NE 5.