Regional Norte 2 aprofunda tema da sinodalidade em Assembleia de Pastoral e Conselho Episcopal

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB N2) realizou sua Assembleia Regional de Pastoral com a participação dos bispos das arquidioceses, dioceses e prelazias do Pará e do Amapá, além de representantes das pastorais. O encontro abordou a implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade e o estudo do instrumentum laboris das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Segundo o arcebispo de Belém (PA), dom Júlio Endi Akamine, o grande desafios das igrejas particulares é promover a recepção do Sínodo sobre a Sinodalidade, o que significa assimilar as conclusões “a partir da sua identidade, da sua história, das suas convicções, das pessoas que fazem parte da nossa Igreja particular”. Trata-se de uma recepção criativa, segundo o arcebispo, porque se trata de encarnar aquilo que é o resultado de um discernimento eclesial espiritual.

Durante a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser), encontro reservado dos bispos, foram tratados temas sobre a vida das dioceses, numa ocasião de partilha e de construção de propostas a serem desenvolvidas e coordenadas nas atividades futuras das pastorais regionais, em sintonia com as diretrizes da CNBB.

Confira a notícia na íntegra.

 

Tags: