Nossa 8ª Romaria da Santa Cruz será dia 13 de setembro de 2009. Terá duas novidades: Primeiro, por celebrarmos o jubileu de ouro (50 anos) de criação e instalação da Diocese de Santa Cruz do Sul, esta romaria comemora com o povo diocesano o dom da Diocese. É sua celebração popular.
Segundo, justamente por ser jubilar, segue outro trajeto: a partir da Catedral São João Batista, sobe a ladeira até a grande cruz, diante do Seminário São João Batista. O trajeto é um pouco maior, mas viável, inclusive para crianças.
Lembro-me da história de Jonatan, um coroinha de sete anos, da comunidade alemã de Ehningen: Relatei como o mundo tornou-se pequeno, com a globalização e as tecnologias da comunicação. O pequeno Jonatan levantou o dedo e perguntou: “Criança pode falar?” Respondi que sim. E o coroinha: “Bispo, o mundo não é pequeno. Ele é muito grande. Fui com mamãe para a romaria, nós caminhamos 7 quilômetros e ainda havia mundo pela frente”!
O trajeto da Catedral até a Cruz da Romaria é calculado em cinco quilômetros e meio (5,5km). Portanto, menor do que o trajeto andado pelo coroinha de Ehningen!
Como sempre, pretendo caminhar com o povo, com sol ou com chuva. Mas se alguém cansar durante a caminhada, haverá ônibus para socorrer a quem precisar.
A abertura da Romaria será às 8 horas, diante da Catedral. Às 8h30 inicia a caminhada. Ou, para quem achar prudente, a carreata. Queremos iniciar a celebração eucarística junto ao Seminário São João Batista, às 10h30 horas. Seguirá almoço, apresentações artísticas até às 15h, quando haverá a bênção de envio.
Um caminho de 50 anos lembra que nós somos “Povo de Deus a caminho, que não temos aqui morada permanente, quais peregrinos rumo à Jerusalém celeste, ao santuário definitivo”.
Fazemos também uma procissão penitencial, reconhecendo que nem tudo acertamos, nem sempre realizamos a vontade de Deus e nos fechamos ao amor e à esperança.
Estaremos unidos a Cristo no Calvário, com o Salvador, e participando da redenção do mundo. É nossa vez de, qual Cirineu, carregar com alegria a nossa cruz.
A caminhada significa também nossa esperança. Olhamos para frente. Quem olha para trás, vira estátua de sal como a mulher de Lot.
A Romaria significa nosso compromisso com o futuro, com a renovação das comunidades, das famílias e da própria vida de fé. É nosso “sim” a Cristo, à Igreja de Deus.
Com Maria, como foi na primeira romaria de Cristo, de Pilatos ao Calvário, por amor, pela nossa redenção.
Venha, participe, caminhe conosco!
