Mais de 6 mil brasileiros participaram da missa de entronização de Nossa Senhora Aparecida na basílica da Imaculada Conceição, em Washington, DC, o maior templo católico dos EUA, no sábado, 14 de setembro.
A missa da entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada em português pelo arcebispo emérito de Boston, cardeal Seán O’Malley. O núncio apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre, nove bispos, sendo 4 brasileiros, e mais de 50 padres concelebraram a missa.
O bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e referencial da Pastoral de Brasileiros no Exterior, da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Luiz Fernando Lisboa, concelebrou. A missa faz parte de uma agenda dele de visitas a missionários e comunidades de brasileiras em Orlando, Miami, Boston e Washingtonde, de 7 a 17 de setembro, nos Estados Unidos (EUA).
Dom Luiz disse que a celebração de entronização de Nossa Senhora Aparecida em Washington foi especial porque tem uma quantidade grande de brasileiros nos EUA, cerca de 2 milhões.
“A entronização foi um pedido dos brasileiros que residem em território americano. Houve uma grande peregrinação de brasileiros até o santuário onde a imagem foi entronizada. Foi uma celebração muito bonita”, disse.
Ele viajou aos EUA com o objetivo de visitar e reunir missionários brasileiros e celebrando com as comunidades de brasileiros em Orlando, Miami, Boston e Washington, numa ação da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE).
“Os brasileiros no exterior gostam muito da visita de um representante da Igreja no Brasil. Essa presença é nesse sentido para apoiar e incentivar os padres que estão trabalhando com os brasileiros e os próprios brasileiros”, disse.
Comunidade de brasileiros nos EUA
“Que alegria estarmos aqui hoje! Que bom estarmos aqui!”, disse na homilia o bispo de Fall River, Massachusetts, dom Edgar da Cunha, brasileiro natural de Jacuíbe (BA). “Graças a Deus, conseguimos, pela primeira vez na história reunir o povo fiel da comunidade brasileira aqui nos EUA, vindos de tantas partes distantes deste país, da Florida a Califórnia, para juntos celebrarmos esse encontro e esse evento que permanecerá na história e perdurará na nossa memória”.
A basílica estava lotada, havia muitas pessoas em pé e outras sentadas no chão. A maioria dos participantes vestia uma camiseta azul com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi vendida antes do evento como forma para arrecadar dinheiro para os custos da entronização.
“Estamos aqui para comemorar, celebrar, honrar, a Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida. Pedir sua intercessão e suas bênçãos, como também prometer imitá-la em suas virtudes”, continuou dom Edgar que mora há mais de 45 anos nos EUA.
Para ele, “esse não é um encontro social, cultural, político ou de entretenimento, mas sim, uma peregrinação, um momento para nos encontrarmos com Deus, com nossa Mãe Maria, com nossos irmãos na fé e um momento de verdadeira demonstração de fé”.
Por Willian Bonfim, com informações da Comissão Missionária da CNBB.