Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje, 12 de outubro, reunidos em comunhão e devoção, celebramos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, aquela que é vista como um farol de esperança e intercessão em nossas vidas. Neste dia especial, voltamos nosso olhar para a Virgem Maria, a Mãe de Jesus, que é um símbolo de pureza, amor e proteção.
A Virgem Maria nos lembra da importância da fé, da devoção e da oração em nossas vidas. Ela é um modelo de humildade e submissão à vontade de Deus. Em sua aparição como Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Ela se revelou como uma mãe carinhosa, pronta para ouvir nossas súplicas e interceder por nós junto ao seu Filho, Jesus Cristo.
Hoje, gostaria de destacar duas questões cruciais que estão em nosso coração e que podemos pedir a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: a paz entre os povos e a conscientização na luta contra as mudanças climáticas.
Primeiramente, vivemos em um mundo conturbado, onde conflitos e as desavenças parecem prevalecer. Guerras e tensões entre nações persistem, causando sofrimento a milhões de pessoas. Neste Dia de Nossa Senhora, podemos pedir a sua intercessão para a paz. A Escritura Sagrada nos lembra as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9) Nossa Senhora, como Mãe, deseja a paz para seus filhos e pode interceder por essa paz, para que as nações se reconciliem e busquem soluções pacíficas para seus conflitos.
Além disso, enfrentamos uma crise global urgente, que é a mudança climática. A Terra, nossa casa comum, está sofrendo com as ações humanas irresponsáveis, como bem alertou Papa Francisco na encíclica Laudate Deum, divulgada no dia 4 de outubro último passado. Vemos os impactos das mudanças climáticas em desastres naturais, secas, inundações e perda de biodiversidade.
Como cristãos, somos chamados a cuidar da criação de Deus. Em Gênesis (2,15), Deus nos confiou a responsabilidade de cuidar e cultivar a Terra. Nossa Senhora, como a Mãe de Jesus, pode nos inspirar na luta contra as mudanças climáticas, para que sejamos bons administradores do dom precioso da criação.
Hoje, enquanto celebramos Nossa Senhora da Conceição Aparecida, peçamos a sua intercessão. Rezemos por um mundo mais pacífico, onde as nações possam dialogar e se reconciliar. Oremos também por uma conscientização renovada sobre a importância de cuidar da Terra, para que as gerações futuras possam desfrutar da beleza e dos recursos que Deus nos deu.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil e Mãe de todos nós, continue a nos guiar, proteger e interceder junto ao Senhor, para que possamos viver em paz e cuidar da criação divina com amor e responsabilidade. Amém!