Novas linguagens nos areópagos modernos

Tema ou assunto para a oficina:

O uso de novas linguagens: arte,cinema, mídia, musica,… na pastoral universitária.

Justificativa

Pensamos a oficina como um espaço de trabalho comum com universitários, agentes de pastoral, comunicadores, estudantes ou formados em informática, interessados no tema para juntos iluminar a proposta da pastoral universitária a nível nacional. Nosso desafio é: Como ocupar os novos areópagos com uma nova comunicação?

A cultura da tecnologia e da comunicação atual, é muito mais do que o “uso” dos meios de comunicação. Essa cultura perpassa toda a nossa vida, também a nossa Igreja. Os consumidores da “tela” somos incentivados a procurar informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. Trata-se de uma cultura participativa, onde os participantes interagem de acordo a umas regras que nenhum de nós entende por completo. Essa cultura esta em direção contraria ao que nós propomos: encontros de pastoral onde os assuntos são definidos, as formas de participação presenciais com palestras prontas,…e o jovem quer elaborar o seu próprio pensamento.

Por isso queremos que oficina seja um laboratório, onde jovens consumidores de internet, técnicos e pastoralistas, elaborassem um novo projeto: Como integrar os valores cristãos e éticos nestas novas linguagens e cultura?

Fazer propostas, conhecer experiências, lançar alternativas e não simplesmente um espaço para darmos respostas às questões mas para juntos caminhar em direção a um a nova linguagem, uma nova cultura mais participativa e iterativa.

 

Coordenador da oficina:

Assessora do Setor Unversidades da CNBB : Maria Eugenia LLoris Aguado
Coordenador do Grupo Dialogos na UFMG: Rafael Bassos, sj

Tags:

leia também