Acontece na amanhã da próxima sexta, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a ordenação episcopal do Frei José Ruy Gonçalves Lopes, da Ordem dos Capuchinhos. A Celebração Eucarística em que o monsenhor será ordenado bispo, está marcada para as 9 h, na Basílica da Conceição da Praia, Santuário Mariano Arquidiocesano (BA).
O frei José Ruy, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI, no dia 4 de agosto deste ano. A posse canônica, como bispo da diocese de Jequié (BA), será no dia 13 de outubro, na Catedral de Santo Antonio, a partir das 17h. “A escolha da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia se deve à minha particular e especial devoção à Mãe do Filho de Deus e nossa e o fato de que é a Excelsa Padroeira do estado da Bahia. Também muito contou a amizade do padre Adilton, reitor da Basílica de quem fui colega de Faculdade”, disse o frei.
Perguntado sobre sua vocação religiosa, dom José Ruy respondeu: “Senti o chamado de Deus para a vida franciscana quando estudante do Colégio Santo Antonio, em Feira de Santana. Os apelos que tocavam o meu coração eram a fraternidade e a doação total a Deus como irmão menor conforme o exemplo de São Francisco de Assis”.
O bispo revela que recebeu com “uma grata surpresa e um certo temor”a notícia da sua nomeação como bispo eleito para a diocese de Jequié. “Comecei naquele instante a gostar de Jequié e a entregar-me com toda confiança na Graça de Deus”, afirmou. Para o evento, os católicos da diocese de Jequié, estão formando várias caravanas para participar da solenidade, juntamente com seus párocos.
Sobre Frei José Ruy
Nasci em Feira de Santana, em 06 de agosto de 1967, sou Filho de José Ionilton C. Lopes (já falecido) e Romilda Gonçalves Lopes, possuo apenas um irmão.Frei José Ruy Gonçalves ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.
Logo depois da ordenação, foi pároco em Valéria e Capelão do Leprosário de Águas Claras na arquidiocese de Salvador (BA). Eleito Definidor Provincial esteve no cargo de 1995 a 1988 quando também exerceu a função de Ecônomo Provincial. Neste mesmo período também teve a responsabilidade da promoção vocacional e foi Mestre dos pós-noviços. Entre os anos de 2002 a 2007 foi Ministro Provincial e parte desse tempo foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (2002 a 2004).
Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008. E da conclusão do curso até este ano, ele tem sido membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais da Beata Irmã Dulce. Também foi professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).
Ele sucede a dom Cristiano Jakob Krapf, cuja renúncia ao cuidado pastoral da mesma diocese foi aceita pelo Santo Padre por ter chegado ao limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.
