Nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, às 15h, o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (INAPAZ), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a segunda live da série sobre o sobre o processo de construção do novo estatuto da instituição.
O tema desta semana é: “Novo estatuto da CNBB e a Sinodalidade”. Para este debate estarão presentes o professor emérito do departamento de Teologia da PUC-Rio, padre Mário de França Miranda e o membro da Comissão Teológica Internacional da PUC-Rio, monsenhor Antônio Catelan.
“A sinodalidade pode inspirar formas e dar vida a processos de renovação”, resume monsenhor Catelan
A live vai acontecer no canal do Youtube da CNBB, às 15h e vai ter mediação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e coordenador do programa de Teologia da PUC-RS. Dom Leomar Bristolin.
O Novo Estatuto
Seis etapas estão previstas no processo de revisão do Estatuto da CNBB. Entre reflexão e formulação, a proposta seguirá os passos de apresentação da proposta estatutária e regimental aos bispos, com nova participação dos blocos regionais, aprimoramento da redação jurídico-canônica e prévia aprovação do Conselho Permanente. A partir daí, o documento segue para avaliação e aprovação durante a 58ª Assembleia Geral da entidade, em 2021. Para entrar em vigor, é necessária a sétima etapa do processo, que é a aprovação pela Santa Sé.
Saiba mais em:
https://www.cnbb.org.br/consep-setembro-2020-estatuto-pacto-pela-vida-pelo-brasil/
https://www.cnbb.org.br/cnbb-prepara-novo-estatuto-para-ser-mais-sinodal-e-missionaria/