O valor da Paz em São João Crisóstomo e em São Jerônimo

Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)

 

A paz é um dos grandes bens de Deus à humanidade. Ela se faz pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus ( Mt 5, 9). O Senhor nos quer trabalhadores da paz. Vejamos algumas noções sobre a paz nos dois autores acima citados os quais viveram nos séculos IV e V do Cristianismo.

São João Crisóstomo fala na paz para todos. Ele afirmava que cada pessoa possui um anjo que o livra do mal (cfr. Gn 48,16). É preciso invocar sempre o anjo da paz e em todo o lugar pedimos a paz porque é um bem preciosismo. Em todas as ocasiões, igrejas, preces, saudações, invocamos a paz. O bispo que preside a Igreja invoca a paz sobre todos porque ela é um dos grandes bens da humanidade e o fundamento de nossa alegria. O Senhor Jesus Cristo ao enviar os seus discípulos dizia-lhes que ao entrar nas casas deveriam transmitir a paz: A paz esteja nesta casa (Lc 10,5). Ele disse também aos seus discípulos que deixaria a paz, a paz ele a daria a todos (cfr. Jo 14,27). A paz segundo São João Crisóstomo prepara o caminho para o amor que é o grande dom de Deus para a humanidade. Quando não há a paz há o vazio e por isso devemos lutar sempre para que este dom reine nas pessoas e nos povos. O Filho de Deus veio com a missão de estabelecer a paz na terra e no céu (cfr. Cl 1,20). O amor de Deus uniu o céu e a terra; ele trouxe Deus para a terra. Jesus Cristo trouxe a paz a terra para ser edificada no amor para com todos.

 São Jerônimo fala que Deus nos deu oportunidade de beber nas ondas suaves da paz. O Apóstolo Paulo fala que é preciso viver em paz com todas as pessoas (cfr. Rm 12,18). Nós não podemos ficar numa situação de indiferença como o profeta se perguntava diante das guerras: Onde está a paz? (cfr. Jr 6,14). A paz não pode ser pregada por palavras e ser destruída com atos. A paz não pode esconder a guerra entre as partes, mas ela se constrói através da amizade e do amor. Por isso é que a paz existe onde existe caridade.

A volta para os Padres da Igreja, os primeiros autores do cristianismo inspira-nos à missão pela paz. Rezemos ao Deus Uno e Trino pelo dom da paz a fim de que reine essa graça na vida da gente, na comunidade e na sociedade. O Espírito Santo ilumine a todos para a construção da paz de Cristo no mundo de hoje na qual as armas, as vezes falam mais alto que a mão da reconciliação, do perdão. Precisamos de paz em todas as situações da convivência humana porque muitas são as mortes violentas tirando a vida de muitas pessoas em nosso meio de vida. A paz de Cristo reine em nós e no mundo de hoje.

 

Tags:

leia também