Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Celebramos no último domingo, dia 8 de maio, o Domingo do Bom Pastor e, continuamos no início desta semana a refletir sobre o capítulo 10º de São João. Somos convidados a rezar por todas as vocações sacerdotais e religiosas. Cada ano, nesse domingo, comemoramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Os sacerdotes são chamados a serem a semelhança do Bom Pastor e a terem o cheiro das ovelhas, como nos incita o Papa Francisco. O sacerdote deve conhecer as suas ovelhas, ouvi-las e cuidar delas, sobretudo, as ovelhas perdidas e feridas.
Todo o povo de Deus é chamado a rezar pelas vocações e que todos os padres sejam a semelhança do Bom Pastor. A vocação é um chamado de Deus. Peçamos que muitos jovens possam ouvir o chamado de Deus e seguir a Cristo mais de perto, por meio da vida religiosa. Que nunca faltem sacerdotes para servir o povo de Deus e para consagrar a Eucaristia. Sem sacerdotes não há Eucaristia e, consequentemente, não há Igreja, por isso rezemos para que nunca faltem sacerdotes para que a Igreja possa continuar a missão dada por Jesus Cristo.
Durante o ano, temos outros momentos para rezar pelas vocações e por todos os padres, como na Quinta feira Santa, que é o dia da instituição da Eucaristia, e no dia 4 de agosto, que é o Dia do Padre. O Domingo do Bom Pastor é mais uma oportunidade que temos para rezar pelas vocações e por todos os padres que sempre precisam de nossa oração e apoio para continuarem a sua missão.
Nesse dia, o povo de Deus é chamado a unir-se aos seus pastores e, juntos, fazerem parte do rebanho de Cristo. Jesus se diz o Bom Pastor porque veio da parte de Deus e cuida das ovelhas, vai atrás das ovelhas perdidas da casa de Israel.
O Bom Pastor continua a agir na Igreja, por meio daqueles que Ele escolheu e estabeleceu como pastores, para que em seu nome, cuidem das ovelhas do seu rebanho. Nesse domingo, rezemos por todos aqueles que são escolhidos para cuidarem do rebanho: diáconos, sacerdotes e bispos. Rezemos, ainda, pelos seminaristas que estão trilhando o caminho rumo ao sacerdócio, para que progridam e sigam firmes no propósito escolhido.
A Igreja vive o Sínodo dos Bispos, que na verdade todo o povo de Deus participa. Nesse momento, estamos na fase diocesana e todo o povo de Deus participa dando a sua opinião para contribuir com que a Igreja seja cada vez melhor. O Sínodo terá o seu cume no próximo ano, em Roma. A palavra Sínodo significa “caminhar junto”. Que todo o povo de Deus caminhe junto com a Igreja e possamos construir uma Igreja cada vez mais próxima do povo de Deus.
Que em nossas dioceses possamos aprimorar o serviço de animação vocacional e a Pastoral Vocacional, para poder ouvir os jovens que queiram se dedicar à vida religiosa e consagrada. Temos que estar juntos com esses jovens e rezar para que eles perseverem no bom propósito. Estamos no Tempo Pascal, um tempo em que tudo deve se fazer novo e as nossas esperanças devem ser renovadas. Peçamos ao Espírito Santo que continue fazendo novas todas as coisas e a Igreja possa ser sempre renovada com bons e santos padres.
Jesus nos ensinou a rezar e pedir para que nunca faltem operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. Que esses operários tenham a missão de infundir e divulgar a palavra de Deus no mundo. Hoje em dia, se faz mais do que necessário o anúncio da Palavra e que por meio do anúncio dessa palavra tenhamos a paz.
Estamos no mês Mariano e na semana que iremos celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima: confiemos à Virgem Maria todos os diáconos, sacerdotes e bispos e todas as vocações para que a exemplo de Maria guardem e meditem tudo em seu coração. E sempre digam “Sim” à vontade Deus. Podemos não só no Domingo do Bom Pastor, mas em todas as semanas, quiçá todos os dias, rezar uma dezena do Terço ou o Terço completo, antes da celebração da Missa, contemplando em cada mistério os sacerdotes, bispos e diáconos.
Inspirados pelas palavras de Jesus e iluminados pelo Espírito Santo, rezemos por todas as vocações e por todos os padres, para que continuem a missão de serem bons pastores e servidores do Reino de Deus em suas comunidades. Que os sacerdotes tenham o cheiro das ovelhas e conheçam cada uma pelo nome, do mesmo modo que Jesus nos conhece.
Rezemos a oração vocacional para continuarmos a rezar ao Bom Pastor, bem como todos os dias, e sempre que pudermos rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
(São Paulo VI)