A missa de ordenação episcopal de dom Ettore Dotti, aconteceu na sexta-feira, 22, às 18h. Foi presidida pelo bispo da diocese de Serrinha (BA), dom Ottorino Assolari.
A ordenação contou com a presença de 12 bispos da Bahia, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes também, o bispo auxiliar da arquidiocese de Newark, Nova Jersei, nos Estados Unidos, e natural da cidade de Nova Fátima na diocese de Serrinha, dom Edgar da Cunha; cerca de 40 padres de diversas regiões da Bahia e do Brasil e familiares e amigos italianos.
Após os ritos de ordenação o bispo de Serrinha, dom Ottorino enfatizou a importância do ministério episcopal para a Igreja e o seu múnus, Governar, Ensinar e Santificar. Em seguida, houve a confirmação do monsenhor Ettore Dotti; ocorreu a prece litânica em que a Igreja peregrina na terra se une à Igreja Celeste. O ritual seguiu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, a unção da cabeça e entrega dos evangelhos e das insígnias.
Por fim, dom Ettore Dotti expressou sua gratidão e os desafios que espera na nova missão. “Para mim é um novo recomeço onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto” disse.
Dom Ottorino Assolari agradeceu por dom Ettore ter sido padre do clero da sua diocese, por ser da mesma congregação e por ter sido seu noviço no seminário, laços que se transformaram em uma sólida amizade.
Foi a primeira cerimônia de ordenação de um bispo na diocese de Serrinha que tem apenas seis anos de criação.