Novo assessor para as Campanhas da Fraternidade e da Evangelização

As campanhas da Fraternidade e da Evangelização têm seu novo secretário executivo nacional. Trata-se do padre Luiz Carlos Dias, que assumiu a função nesta segunda-feira, 28. Padre Luiz, que pertence à diocese de São João da Boa Vista (SP) e à província de Ribeirão Preto, no entanto, chegou à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 25 de abril deste ano, para desde já começar a conhecer os trabalhos das campanhas, bem como o funcionamento da CNBB.

Sobre o novo trabalho, padre Luiz explica que é uma função que requer muita dedicação porque envolve um dos trabalhos de maior demanda da CNBB e da Igreja no Brasil. “Três pontos definem um pouco do que é o trabalho nas Campanhas da Fraternidade e da Evangelização: “O primeiro é a definição de temas que são feitos de bienalmente; para isso, é elaborado um grupo de trabalho na área da teologia e áreas do conhecimento afins, para que possamos elaborar o texto-base da próxima CF, que deverá chegar às comunidades e dioceses do Brasil”, disse o secretário.

O segundo ponto, segundo padre Luiz, “é organizar estratégias para que as campanhas se realizem concretamente na Igreja no Brasil e possam ter como frutos fundos de solidariedade destinados a projetos sociais e da Igreja no Brasil”.

Por último,  e um dos trabalhos que mais exigem do secretário executivo, são as visitas aos Regionais da CNBB. “Este trabalho requer muito tempo. Nas visitas aos regionais apresentamos os temas das campanhas e formamos agentes para animação”, explicou. Padre Luiz antecipou que a agenda de visitas para o segundo semestre de 2010 já está lotada.

Nova missão
Padre Luiz vê a nova missão como um rico espaço de aprendizagem. “Nesse novo trabalho eu vou aprender bastante, tendo em vista que será um trabalho totalmente voltado para as bases da Igreja, e conhecendo a diversidade cultural de nosso país e suas problemáticas. É um momento de compreender também a diversidade da nossa Igreja”, disse entusiasmado, padre Luiz.

O novo secretário executivo também falou sobre as Campanhas da Fraternidade de 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e de 2012, “Fraternidade e Saúde Pública”. Para ele, a CNBB faz bem em correlacionar os temas das Campanhas da Fraternidade.

“Os temas das Campanhas da Fraternidade estão bem relacionados. Este ano tratamos de economia e no ano que vem vamos falar de meio ambiente; ou seja, uma coisa puxa a outra. Este ano tratamos da perversidade da economia sustentada pelo capitalismo, que é bastante voltada para a produção e o desenvolvimento, que danifica o planeta em que vivemos. Essa relação é importante porque tratamos de termas urgentes da humanidade”, destacou.

O secretário vê também a CF de 2012 como uma discussão urgente que precisa entrar na pauta da população brasileira. “Saúde pública é um tema de extrema urgência no Brasil. É só olhar para o nosso sistema de saúde pública que iremos constatar as falhas; o Estado deve dar mais oportunidades para o povo brasileiro ter acesso à saúde. Esse tema merece um olhar muito especial”, completou.

Padre Vanzella
As Campanhas da Fraternidade e da Evangelização tiveram o padre José Adalberto Vanzella como assessor por dois mandatos (2001 a 2003 e 2007 a 2010). Ele deixou a função no sábado, 26, para assumir a secretaria executiva do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).

Tags:

leia também