Nesta quinta-feira, 4, a Câmara Municipal do Recife realiza Reunião Solene em homenagem ao Dia do Padre. Todos os sacerdotes, religiosos e a população em geral estão convidados para participar da sessão.
Durante a solenidade, o vigário geral da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida receberá o Título de Cidadão Recifense. Nesta quinta-feira o monsenhor completa 27 anos de sacerdócio, por isso a escolha da data para a homenagem.
Monsenhor Albérico é vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, desde 2001. Exerceu a função de secretário executivo do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Na arquidiocese de Olinda e Recife atua na coordenação da Pastoral da Saúde, tendo sido capelão do Hospital Oswaldo Cruz, no período de 2000 a 2004. É Membro do Conselho Presbiteral e Membro da Coordenação do Conselho arquidiocesano de Pastoral.
Dia do Padre
A data é celebrada em memória de São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Vianney era de uma família de camponeses. Nasceu no ano de 1786 em uma pequena aldeia, Dardilly, que fica perto de Limonest, a dez quilômetros ao norte de Lyon, na França.
No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores, João Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis.
No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos. São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859. Antes de ser canonizado, pelo papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.