No sábado, 27, cerca de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das dioceses do Sub-regional SP2 (dioceses de Santos, Santo Amaro, Santo André, Campo
Limpo, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Osasco e Guarulhos) participaram do Encontro Ampliado da Pascom, que teve como tema “Leitura Crítica da Comunicação”, apresentada pelo professor doutror, Dirceu Fernandes Lopes, da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA-SP).
Durante o encontro teve destaque a reflexão sobre “comunicação e missão”, bem como os desafios da missão continental. Sobre a “Leitura Crítica da Comunicação”, o professor Dirceu abordou a história da Imprensa, que, no ano passado, celebrou 200 anos de atividade no país.
Por meio da história, ele mostrou os mecanismos, as relações, os jogos de interesses que permeiam a comunicação no Brasil, e, dessa forma, como desenvolver o senso crítico diante da mídia. “Sem conhecer a história do país, ou seja, sem conhecer os agentes que dominam essa história, não há como ter senso crítico, pois a mídia não é neutra, e o que é veiculado, seja pela imprensa oficial, seja por outros meios de comunicação, está sempre envolto pelos interesses dos produtores da informação, dos agentes políticos, econômicos”, destacou.
O professor falou ainda dos casos de censura que nestes tempos de democracia afetam a imprensa no Brasil. “É inconcebível pensar, quanto mais admitir, censura numa democracia. Sem acesso à informação, a sociedade fica mais fragilizada, desmobilizada, mais fácil de ser manipulada. Isso, não podemos aceitar. Lutamos contra a censura em plena ditadura, como vamos permitir que isso esteja em vigor agora?”, questionou.
Ainda como parte da programação, foram tratadas as questões referentes à participação do sub-regional no Encontro Estadual da Pascom, em novembro, que acontecerá em Barretos (SP), e no Mutirão de Comunicação, que será realizado em fevereiro de 2010, em Porto Alegre, com o tema “Comunicação e cultura solidária”.
O encontro contou também com a presença do bispo diocesano de Santos, dom Jacyr Francisco Braido.
