Pastorais Sociais, os serviços da caridade das paróquias, organismos, associações do movimento popular e movimentos sociais que atuam na área da diocese de Tocantinópolis (TO) se reuniram nos dais 6 a 8, em Assembleia, no Centro de Treinamento de Lideranças Padre Josimo Tavares, em Tocantinópolis.
O encontro foi um estudo e avaliação da caminhada da pastoral social e dos movimentos sociais que atuam no Bico do Papagaio (região norte do Tocantins) no ano de 2011. O assessor, padre Nelito Dornelas, secretário executivo do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome da CNBB, fundamentado nos textos bíblicos e no Documento de Aparecida (DAp) colocou as bases da Pastoral Social da Igreja que, seguindo o caminho de Cristo, expressa o amor preferencial de Deus pelos mais humildes e pobres.
Ainda durante a Assembleia, os participantes puderam fazer uma análise da conjuntura nacional, do estado do Tocantins e da realidade dos 25 municípios que compõem a região do Bico do Papagaio.
“A avaliação dos participantes foi bastante positiva. Todos assumiram o compromisso de fortalecer uma pastoral social estruturada, orgânica e integral, que se faça presente nas novas realidades de exclusão e de marginalização em que vivem os grupos mais vulneráveis e onde a vida está mais ameaçada. Ficou firmada ainda a continuidade dos encontros e atividades envolvendo as pastorais sociais, os movimentos sociais e sindicatos da região”, comentou padre Nelito.