Pastoral da Criança: 40 anos levando vida e esperança para as famílias do Maranhão

A Pastoral da Criança do regional Nordeste 5 celebrou no último sábado, 21 de setembro, seus 40 anos de missão. O local da celebração foi exatamente onde tudo começou, na diocese de Bacabal, há quatro décadas. O momento celebrativo contou com Adoração ao Santíssimo conduzido pelo padre José Geraldo, vigário geral da diocese de Bacabal, diretor espiritual da pastoral e reitor do Santuário São Benedito, em Pedreiras (MA).

A comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Porta Aberta, foi marcada pela visita da dra. Zilda Arns, ainda em 1984, e foi onde iniciou as comemorações desses 40 anos de missão. “Foi um dia de muita reflexão, de comemorar e agradecer a Deus por esses 40 anos. Nossa gratidão a Deus por esses 40 anos de missão realizada com muito amor e dedicação em prol da vida em abundância”, afirmou Eunice Cândido, coordenadora da Pastoral da Criança na diocese de Bacabal.

A programação ainda contou com um sarau da esperança e animação no período da tarde, na paróquia de São Francisco das Chagas, seguido de uma caminhada até a Catedral de Santa Teresinha onde aconteceu a santa missa em ação de graças pelas quatro décadas de dedicação às crianças do Maranhão.

No Maranhão, a missão da Pastoral da Criança iniciou na diocese de Bacabal e hoje está presente nas 12 (arqui)dioceses. Na capital do estado, São Luís, a missão iniciou na Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, que compreende os bairros da Alemanha e João Paulo.

Quando tudo começou

Em 1984, atendendo a um convite do bispo da diocese de Bacabal, o saudoso dom Pascásio Rettler ofm, a Dra. Zilda Arns Neumann visitou a diocese de Bacabal a fim de implantar a Pastoral da Criança. Nessa visita, Dra. Zilda, com a ajuda do médico Dr. Frei Klaus Th. Finkam ofm, e Maria Fátima fizeram um primeiro treinamento das ações básicas de saúde na comunidade N. Sra. da Conceição – Porta Aberta. A partir de então começou a caminhada da Pastoral da Criança na Diocese Bacabal.  

Frei Klaus já trabalhava com um grupo de voluntários de saúde com alternativas alimentares e assim a nossa experiência local colaborou nos primeiros passos da Pastoral da Criança em Bacabal. Assumimos de pleno coração a engenhosa metodologia da Pastoral da Criança no seu jeito profético e catequético de se valer da mulher como agente de sua própria transformação.  

Nesta época, o índice de mortalidade infantil era muito alto, muitas crianças morriam de doenças facilmente previníveis, como por exemplo, a desidratação causada pela diarreia, a desnutrição, verminoses, infecção respiratórias, etc. Com o grande empenho das/os voluntárias/os essa situação mudou.

Frei Klaus, então assumiu essa missão como primeiro coordenador diocesano da Pastoral da Criança de Bacabal e logo começou a estender a primeira experiência para as paróquias franciscanas da Diocese.

Uma outra colaboração marcante foi em 1987, a convocação do Frei Klaus por parte da CNBB e UNICEF para coordenar a Campanha Nacional do Soro Caseiro. Já que, em 1980, o Frei Klaus, junto com a Dra. Hildegard B. Richter da TAPS – Temas Atuais na Promoção de Saúde – São Paulo, tinha introduzido no Brasil a colher medida do Soro Caseiro.

Uma característica forte do trabalho nesses anos foi a inclusão das alternativas alimentares e a alimentação natural junto às atividades da Pastoral da Criança como o apoio da Animação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura – ACESA, que ajudou muito no incentivo de cultivar a horta comunitária para melhorar a alimentação da própria família e ajudar na renda familiar. Assim a Diocese da Bacabal assumiu o treinamento de todas as dioceses do Maranhão na área alimentar.

Essa caminhada missionária da Pastoral da Criança foi marcada por vários momentos fortes em defesa da vida. Em 1989 houve um grande encontro em Lago da Pedra reunindo as líderes da Pastoral da Criança das dioceses de Bacabal e Coroatá com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e colaboradores nesta missão, entre elas, a fundadora e coordenadora nacional Dra. Zilda Arns, a Vice-Província Franciscana, ACR, Movimento Ninho e etc. E esse tipo de encontrão de líderes continuou acontecendo anualmente até hoje.

Depois da coordenação de Frei Klaus, Maria Fátima Sousa e a Gracinete Lemos assumiram a coordenação até o início de 2001. A partir daí tivemos como coordenadoras da Pastoral em nossa diocese a Irmã Maria de Jesus, Maria Eunice Cândido, Ir. Alessandra de Jesus e atualmente, Maria Eunice Cândido está na coordenação novamente.

Ações da Pastoral da Criança

A missão da Pastoral Criança é realizada diretamente com as famílias, com as cinco primeiras ações básicas de saúde: o apoio integral à gestante, o incentivo ao aleitamento materno, vigilância nutricional, soro caseiro e a vacinação, vieram as capacitações do guia do líder e de todo o material educativo, pois na Pastoral a formação é contínua. A partir daí surgem outras ações complementares, como os remédios caseiros, a alimentação enriquecida e hortas caseiras, Acompanhamento Nutricional, o programa de rádio Viva a Vida, a ação Brinquedos e Brincadeiras na comunidade, o articulador de saúde e várias outras ações.

A notícia completa está no site do regional NE 5.

Tags: