Pastoral da Sobriedade do Nordeste 1 comemora 10 anos

A Pastoral da Sobriedade do regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 10 anos de atuação na prevenção e recuperação de dependentes químicos no estado do Ceará. Por ocasião das comemorações, será realizado o 1º Seminário para as Famílias, de 19 a 21 de junho, no Centro de Expansão da diocese de Crato (CE). O evento será aberto pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico.

O Seminário oferecerá às famílias conhecimentos de proteção e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. De acordo com a coordenação da Pastoral, são necessárias atitudes para minimizar as dores das famílias que são “assoladas pela dependência química”.

Mais de 100 mil pessoas foram assistidas e orientadas pela Pastoral. São 65 grupos de autoajuda em mais de 40 cidades, presentes nas paróquias das dioceses de Crato, Iguatu, Tianguá, Sobral e Quixadá, além da arquidiocese de Fortaleza. Cerca de 3 mil atendimentos mensais são realizados pela Pastoral da Sobriedade.

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. Por meio da ação pastoral conjunta e integrada das pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação busca o resgate e reinserção dos excluídos. Através da pedagogia de Jesus-libertador propõe uma mudança de vida pela conversão.

Tags: