Com o objetivo de apresentar a Campanha Nacional em favor de Medidas Socioeducativas e Contra a Redução da Idade Penal, a Pastoral do Menor Nacional está promovendo, por meio dos seus regionais, Oficinas de Argumentação.
A primeira mobilização aconteceu no dia 11 de dezembro de 2010, no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e contou com 45 participantes, entre agentes de Pastoral das diversas dioceses da região, educadores da Unidade da Fundação Casa de Franco da Rocha, adolescentes que cumpriam medida de internação e funcionários de prefeituras.
Já o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) nos dias 20 e 21 de janeiro deste ano, contou com a participação de representantes e parceiros da Fundação Terre Des Hommes, Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretária da Criança e Assistência Social, Grupo Amar, Centro de Defesa padre Marcos Passerini e Agencia de Noticiais da Infância Matraca.
Neste fim de semana, dias 18 e 19 é a vez do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo ) promover a Oficina de Argumentação Regionalizada, na diocese de São Mateus (ES). Estão programadas oficinas e debates sobre o tema “Dê Oportunidade – Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas”. São mais de 30 pessoas envolvidas nos trabalhos, entre adolescentes, agentes de pastorais e conselheiros, que terão o papel de fomentar o processo de debate e atuarão como multiplicadores da Campanha.
Outras informações sobre a Campanha “Dê Oportunidade – Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas” pelo site www.pastoraldomenornacional.org.