A Pastoral do Menor (Pamen), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nesta semana, entre os dias 07 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a décima primeira edição da Assembleia Nacional, com o tema: “Fome de Pão, fome de justiça…você tem fome de que?” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Mt 14,16).
O evento reúne a mais alta instância deliberativa da Pamen para definir prioridades para as atividades pastorais do próximo triênio (2024-2026) e também eleger as coordenações regionais, de região e nacional, além de promover um encontro nacional de comunhão, reflexão e fé na missão que é estar a serviço das crianças e adolescentes do Brasil. Nesta edição da Assembleia será deliberada a participação dos adolescentes como delegados, ou seja, com direito a voz e a voto, nas decisões da gestão da Pamen, como também, a participação de representantes das famílias de crianças e adolescentes atendidos pelas ações pelo país.
O evento reunirá cerca de 100 pessoas representantes da Pamen, entre eles: agentes, coordenadores(as), representantes de famílias, adolescentes, articuladores e agentes/educadores do Projeto Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida (EDC), como também membros do Conselho e Coordenação Nacional da Pastoral e o bispo referencial dom Luiz Fechio.
Durante os quatro dias de evento haverá momentos de mística, oração, reflexão sobre a realidade das crianças, adolescentes e suas famílias diante da vulnerabilidade e desafios impostos na atualidade, mas também de avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido. A partir destas reflexões serão definidas prioridades que definirão o norte do trabalho a ser desenvolvido no próximo triênio. Serão também definidos os próximos coordenadores regionais, de região e nacional da Pastoral do Menor.
Nesta edição também será vivenciado um encontro intergeracional inédito entre agentes, adolescentes e representantes de famílias com atividades coletivas, mas também específicas, com o objetivo de formar para a cidadania e o protagonismo as crianças, adolescentes e famílias atendidos pela Pamen no Brasil para que, como sujeitos de direitos, possam participar e incidir politicamente sendo protagonistas na luta pela proteção integral e pela promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no país alinhados ao projeto Encanta Politica desenvolvido pela CNBB.
Confira (aqui) as fotos da Assembleia.
Com informações da Pamen