Pela primeira vez, Comissão Bíblico-Catequética celebra abertura do Mês da Bíblia no Santuário Nacional de Aparecida

No domingo, 3 de setembro, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, a abertura do Mês da Bíblia 2023. A celebração eucarística, realizada às 12h, foi também transmitida pelos canais da TV Aparecida para todo o Brasil.

Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Crédito: Edite Neves e Fernanda Minichello | Comunicação Sul 1 CNBB

A abertura marcou o fim do Encontro Nacional Catequese Renovada: 40 anos, com a presença de mais de 1000 catequistas de todo o Brasil.

Na homilia, o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, ressaltou a estreita relação entre Bíblia e Catequese, chamando atenção para o fato de que a Catequese presta grande serviço à Palavra e deve comprometer-se sempre mais com a centralidade da Bíblia nos processos iniciáticos.

Segundo a assessora da Comissão, Mariana Venâncio, a celebração da abertura do Mês da Bíblia no Santuário tem incidências históricas e práticas: “Acreditamos que celebrar o início do Mês no Santuário Nacional é uma forma de congregar todas as pessoas que, no Brasil, se empenham em favor dessa iniciativa de animação bíblica”.

Ainda segundo a assessora, é significativo que essa celebração tenha sido realizada com a presença de catequistas de todo o Brasil:

“É uma forma de ressaltar o serviço de animação bíblico-catequética, que tem seu fundamento na aliança irrenunciável entre Bíblia e Catequese. Cada vez mais, percebemos que o processo da Animação Bíblica da Pastoral depende de uma adequada iniciação bíblica nos processos de Iniciação à Vida Cristã, então queremos que, em nossos regionais, essas equipes caminhem juntas e, sobretudo, que nossos catequistas compreendam seu protagonismo nos caminhos de formação, oração e anúncio da Palavra de Deus”.

Subsídios para o Mês da Bíblia

Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento no mês da Bíblia é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. A Edições CNBB oferece como materiais de apoio o texto-base, um livreto com encontros e um cartaz.

As irmãs Márcia Eloi Rodrigues e Luciene Lima Gonçalves, religiosas do Instituto Religioso Nova Jerusalém, são as autoras do texto-base. O material procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa unidade, segundo o texto, significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

De acordo com o arcebispo de Curitiba (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, as páginas do texto-base são dedicadas ao povo que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”.

Segundo o arcebispo, quem ler as páginas do material “perceberá que os grandes problemas que nossa Igreja enfrenta hoje não deveriam causar nem surpresas, nem sustos. O que temos hoje é versão atualizada de desafios já antigos, espinhos já dos primeiros dias do cristianismo”.

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

Dom José Antônio Peruzzo explica que o estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

O material é composto por roteiros para quatro encontros e para a celebração de encerramento:

  • 1. Conhecer o amor de Cristo (Ef 3, 14-21)
  • 2. A unidade da Igreja (Ef 4, 1-16)
  • 3. Procedei como filhos da luz (Ef 5, 6-20)
  • 4. Honra teu pai e tua mãe (Ef 6, 1-9)
  • Celebração de encerramento do Mês da Bíblia – “Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4, 24)

 

Para adquirir os materiais do Mês da Bíblia 2023, acesse aqui o site da Edições CNBB.

 

 

 

Fotos: Edite Neves e Fernanda Minichello | Comunicação Sul 1 CNBB

 

Tags: