Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)
Embora a origem do dia da mulher nos leve a 1857, em Nova York, quando 129 mulheres operárias tecelãs morreram cruelmente queimadas por reivindicarem a redução da jornada de trabalho (16 horas diárias) ou se refira a uma greve de mulheres em Petrogrado, em 1917, a data do 8 de março foi celebrada, pela primeira vez, em 1977.
O título completo dessa Comemoração foi o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz, decidido pela Assembléia Geral da ONU. Como se vê, a Paz Mundial está relacionada com a igualdade, dignidade e reconhecimento da alteridade da mulher. Quando se aprovou a célebre Declaração dos Direitos do Homem, na revolução francesa, uma mulher, escritora, Olympe de Gouges, em 1791 publicou um panfleto denominado Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, sendo guilhotinada em 1793. Mais tarde, a ONU aprovou também a Carta sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, em 1967.
Dia profético, de celebração solidária com nossas irmãs, amigas e aliadas na construção de um mundo partilhado, cordial e compassivo, com a sinergia e colaboração conjunta de homens e mulheres, igualmente dignificados, pois somos filhos/as do mesmo Pai. Lembrar semblantes femininos importantes no Brasil, as primeiras eleitoras, em 1932, vereadoras, deputadas; a nadadora Maria Lenk, a primeira em participar numa Olimpíada; a tenista Maria Ester Andion Bueno, a primeira mulher a vencer os quatro torneios do Grand Slam, em 1960.
O lobby do batom, integrado por deputadas federais e constituintes que, em 1988, fez avançar a nossa Constituição garantindo isonomia diante da lei. Agradecer, no Ano Nacional do Laicato, a participação, contribuição e inspiração de milhões de cristãs leigas que dão à Igreja de Cristo um rosto feminino acolhedor, hospitaleiro, samaritano, servidor e missionário.
Que Maria, nossa Mãe e Irmã, modelo de mulher forte e profeta, sempre encoraje e ajude a promover as mulheres na sua vocação e missão, no mundo e na Igreja, lembrando sempre que Todos somos irmãos . Deus seja louvado!
								
								