A entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB é um dos destaques hoje, 23, na pauta do encontro nacional da Pastoral da Comunicação, que acontece no Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP). A cerimônia, com transmissão ao vivo pelas TVs católicas, será às 21h, no auditório da TV Aparecida.
Serão premiados trabalhos do cinema, televisão, imprensa e rádio. Os prêmios recebem os nomes de Margarida de Prata (cinema), Clara de Assis (televisão), Dom Helder Camara (imprensa) e Microfone de Prata (rádio). Todo o processo de divulgação e escolha dos vencedores é coordenado pelo Setor de Comunicação Social da CNBB, dirigido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
O Grupo Cantores de Deus terá uma participação especial na cerimônia de entrega dos prêmios. “Tudo foi preparado para ser uma noite de festa, onde a produção em favor da vida estará sob os holofotes da mídia católica”, disse padre Evaldo César de Souza.
Seminários
Aos mais de 300 participantes do encontro da Pascom foram oferecidos quatro seminários, que aconteceram simultaneamente, abordando as temáticas de imprensa, internet, rádio e pastoral da comunicação.
Antes dos seminários, houve a missa presidida pelo bispo de Colatina (ES), responsável pela comunicação no Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), dom Décio Zandonade.
Dom Décio lembrou que o agente de pastoral deve ser uma pessoa espiritualizada e condenou a indiferença como uma doença. “Estamos acostumados demais com Jesus Cristo, mas, às vezes, Ele não penetra em nós”, disse.
De acordo com o bispo, precisamos estar atentos a três caminhos. “Saímos de Deus; Jesus saía de si; Jesus voltou ao Pai. Somos anunciadores de esperança no mundo?”, questionou.
O segundo encontro nacional da Pascom é coordenado pela assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari. As atividades prosseguem até sábado, 24.