Preparando a V Conferência (3)

A proposta de uma nova Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho foi definida na XVIII Assembléia Ordinária do CELAM, em 2001. O papa João Paulo II aprovou a idéia e autorizou o início dos encaminhamentos. Bento XVI, logo no início do seu pontificado, também se declarou plenamente favorável à proposta e definiu, em outubro de 2005, o local e o tema da V Conferência, que será realizada em Aparecida, no Brasil.

O tema da V Conferência é: Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Estamos à espera que o papa Bento XVI  faça a convocação e defina a data exata de sua realização. Provavelmente será em maio de 2007.

A preparação já começo e deverá envolver paróquias, dioceses, comunidades religiosas, movimentos e associações laicais e outras organizações das “bases eclesiais”. A Comissão Central dos preparativos já divulgou o “Documento de Participação”, também já publicado em português. Este texto deverá servir para a leitura, estudo e reflexão nas “bases eclesiais”, que são chamadas a darem sua contribuição. A CNBB elaborou alguns “Roteiros de reflexão” para acompanhar o Documento de participação” e facilitar o trabalho das comunidades.

O fruto dessas reflexões será  recolhido, tabulado e enviado pelas dioceses aos Regionais da CNBB até maio próximo. Finalmente, o Secretariado Nacional da CNBB receberá todas essas contribuições  e as encaminhará à Comissão Central de preparação da V Conferência. De todo esse trabalho resultará o Documento de Síntese, que será posto na mão dos Delegados e participantes da V Conferência Geral.

A metodologia escolhida tem o objetivo de provocar um grande envolvimento na preparação da Conferência por parte de todas as forças  vivas da Igreja na América Latina e no Caribe. Além das reflexões em grupo, sugere-se a realização de simpósios, seminários e encontros de reflexão teológica sobre o tema da V Conferência, além de romarias para os santuários marianos antes da V Conferência. Naturalmente, a oração pessoal e comunitária é muito importante para o bom êxito do grande evento eclesial.

Prevê-se ainda que, uma vez realizada a Conferência de Aparecida, seja realizada uma grande ação missionária de toda Igreja no Continente. A idéia missionária, de fato, estará muito presente em todo o processo de preparação e realização da V Conferência. A utopia missionária ainda não acabou e os cristãos têm muito a contribuir para a vida dos povos do nosso Continente. Os primeiros  missionários trouxeram a fé para nossos povos e lhes deram a possibilidade de um profundo encontro com Jesus Cristo. Agora, chegou a hora de um novo esforço evangelizador, que depende da nossa geração.

Tantos desafios e problemas marcam hoje a vida pessoal familiar, pastoral, comunitária e social dos povos latino-americanos e caribenhos. A nova contribuição da Igreja para esses mesmos povos será feita através de discípulos e missionários cheios de ardor e zelo, capazes de ajudar os irmãos e irmãs a terem um encontro  renovado com Jesus Cristo, para que nele esses povos encontrem vida plena.

Dom Odilo Pedro Scherer

Tags:

leia também