O presidente da Adveniat (entidade católica alemã que ajuda financeiramente a Igreja na América Latina), e bispo de Essen, Alemanha, dom Franz Joseph, visitou na última semana o Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí). Durante o encontro ele se reuniu com os bispos do Regional e padres Fidei Donum da diocese de Essen, em missão na diocese de Parnaíba (PI).
Acolhido pelos bispos em Paraíba, dom Franz passeou pelas ruas das comunidades mais carentes da cidade e parou para ver as obras da Igreja de Santana onde foi saudado pela comunidade com faixas. No auditório da diocese, a Adveniat foi homenageada pelos seus 50 anos com a presença da Orquestra do SESC que executou algumas músicas.
Diante dos agentes de Pastorais, Movimentos, Serviços da diocese de Parnaíba, e de dom Franz Joseph, o administrador da arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, recordou as ações das dioceses com a colaboração da Adveniat, ressaltando as principais ações na linha da formação nos Seminários, da inserção de religiosas, na Construção de Centros Comunitários e Igrejas, na Concessão de bolsas de estudo para sacerdotes, e na aquisição de veículos para o serviço da evangelização realizado pelas paróquias e pastorais.
O bispo de Parnaíba e presidente do Regional, dom Alfredo Schaffler, agradeceu pela ajuda da entidade e dos benfeitores alemães. Expressou em nome do Regional e dos bispos o reconhecimento da missão de Adveniat no Piauí. Ainda na quinta-feira, 1º de dezembro, houve uma missa na paróquia Nossa Senhora da Conceição em Luis Correia. A visita terminou na sexta-feira, 2.
