Presidente da CNBB participa de mesa sobre a democracia em congresso da Unifesp

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o assessor político da instituição, padre Paulo Renato, participam hoje, 15 de julho, das 16 às 17h30, da Sessão Pela Democracia e pela Vida do Congresso Acadêmico 2020 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O congresso acontece de 13 a 17 de julho e tem como tema: “Ciência e Universidade, transformações para a sociedade”.

Segundo a presidente da comissão organizadora do Congresso Acadêmico da Unicesp, a professora Gabriela de Breláz, é a primeira vez que o Congresso acontece totalmente de forma online e a programação vai buscar integrar e conectar todas as áreas do conhecimento da universidade numa programação rica e diversificada. “Vamos discutir problemas reais e concretos de nossa sociedade e as suas soluções”, disse. Ela informa que são mais de 170 mesas científicas e mais de 60 mesas com palestrantes nacionais e internacionais discutindo temas relacionados à saúde, à educação, política, meio ambiente, economia e cidades, entre outros.

Segundo o padre Paulo Renato, dom Walmor falará durante quinze minutos sobre a democracia à luz do Pacto pela Vida e pelo Brasil lançado pela CNBB junto a outras instituições brasileiras no dia 7 de abril deste ano. A fala do presidente da CNBB se pautará nas visões sobre vida e democracia presentes na Doutrina Social da Igreja Católica. O assessor político da CNBB participa do debate sobre o mesmo tema.

Além do presidente da CNBB, participarão do debate o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e também mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); o vice reitor eleito da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para período 2017-2021, Nelson Sass; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira; e o estudante de Economia da USP e presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão.

O mediador do debate será o professor  associado livre docente de Endocrinologia, do departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), Magnus Dias da Silva.  Quem quiser acompanhar o debate pode entrar na página do Congresso Acadêmico da Unifesp se inscrever e também acompanhar os debates pelo canal da universidade no youtube – Página do Congresso Acadêmico 2020 – Unifesp: www.congresso.unifesp.br ou canal da Unifesp no Youtube:www.youtube.com.

Tags: