Presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, em vídeo, fala sobre o Grupo de Trabalho das Expressões Carismáticas Católicas no Brasil

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  dom Giovane Pereira de Melo, divulgou uma vídeo-mensagem na qual apresenta o processo de criação, o trabalho e a finalidade Grupo de Trabalho (GT) das Expressões Carismáticas Católicas no Brasil vinculado ao trabalho da Comissão Para o Laicato da CNBB. O GT foi aprovado na reunião do Conselho Permanente da  CNBB, em 17 de junho de 2021.

O presidente da Comissão para o Laicato informa que foram realizadas duas reuniões do GT, uma em 9 de novembro de 2021 e outra em 30 de março deste ano, nas quais os participantes puderam se apresentar e expressar suas impressões, abrindo uma interlocução fraterna e responsável, num clima de escuta e comunhão. Participam do GT, fiéis leigos e leigas representantes do movimento Carismático e suas expressões na Igreja no Brasil (Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades e o Serviço de Comunhão Charis),  leigos e leigas da Comissão para o Laicato, bispos referenciais  e peritos em Direito Canônico e Vida Consagrada.

Dom Giovane, reforça, no vídeo, que o movimento carismático, a exemplo do que afirmou o cardeal Suenes, dentro do espírito do Concílio Vaticano II, é entendido como uma corrente de graça para toda a Igreja. “O objetivo do GT é acolher, discernir e integrar a experiência do movimento carismático na Igreja no Brasil”, apontou. O bispo lembrou que esta tem sido também a ênfase dada pelo Papa Francisco com a criação do Charis, em 8 de dezembro de 2018, um organismo vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida a serviço de todas as realidades do movimento carismático.

“O GT acolhe a vivência destas expressões como uma realização eclesial da vocação dos leigos e leigas para o testemunho do Evangelho e a edificação do povo de Deus”, explica o presidente da Comissão para o Laicato da CNBB. “Isto comporta o campo dos princípios mas também chega ao nível das experiências”, disse.

No campo dos princípios, o bispo destaca que é a “eclesiologia da comunhão”, à luz do Concílio Vaticano II, que assinalou a constituição pneumatológica da Igreja com sua diversidade de carismas, que orienta o trabalho do GT. “Compreendidos como graça para servir, os carismas capacitam o povo de Deus à missão sob o primado da caridade, com a supervisão dos legítimos pastores, os bispos”, aponta dom Giovane.  No nível das experiências, conta o prelado, estão sendo levantadas as exigências e os desafios que a experiência carismática requer em termos de formação, espiritualidade, apostolado e maturidade eclesial.

“O GT pretende acolher as experiências, à luz dos princípios teológicos e eclesiais, como instância de diálogo, discernimento e comunhão para examinar os desafios e propor caminhos. Um dos grandes valores que torna esse GT promissor é a presença das representações já mencionadas, reunidas pela primeira vez junto à CNBB com este formato de um grupo de trabalho integrado”, avalia.

Por estar ainda no seu início, o presidente da Comissão para o Laicato informa que o próximo encontro do GT, programado para 22 de agosto, será focado na delimitação dos objetivos e em organizar a dinâmica das atividades. A reunião contará com a participação do representante do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé, padre Alexandre Awi Mello. O bispo afirma que algo que se destaca desde já: “a disposição ao diálogo, serviço e à comunhão dos participantes o que confere a este GT certa qualidade sinodal como espaço de escuta e edificação à luz do Espírito Santo das várias expressões do movimento carismático católico no Brasil”.

Conheça o vídeo na íntegra:

 

Membros do GT 

Dom Giovane Pereira de Melo – Presidente do GT
Bispo de Tocantinópolis (TO), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida
Bispo auxiliar de Brasília (DF) e referencial da Renovação Carismática Católica (RCC)

Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí (PR) e referencial para Serviço da Comunhão Charis

Dom Roberto Ferrería Paz
Bispo de Campo de Goytacazes (RJ) e membro da Comissão para o Laicato da CNBB

Assessores:
Padre Heldeir Gomes Carneiro – Secretário-executivo do GT
Canonista do clero da diocese de Porto Nacional (TO)  

Padre Marcial Maçaneiro 
Congregação dos Padres do Coração de Jesus (Dehonianos) e membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal 

Rosemary Fernandes da Costa
Leiga e teóloga -Rio de Janeiro (RJ)

Membros convidados:
Vinícius Rodrigues Simões 
Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil

Katia Roldi Zavaris
Coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão Charis

Ítalo Juliani Passanezi Fasanella 
Coordenador Nacional da Comissão para as Comunidades Novas

Irmã Maria de Fátima Moraes
Representante da Vida Consagrada e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Padre Luiz Henrique Brandão Figueiredo
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da CNBB

O trabalho do GT tem interface com outras comissões da CNBB:
Comissão Episcopal Pastoral para a Vida a a Família
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios e a Vida Consagrada
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial

 

 

Tags: