O mês de setembro é para muitos lugares do hemisfério sul o início da primavera. Esta estação do ano traz consigo a beleza das flores após o tempo de inverno que, em geral, deixa até sem folhas as árvores. É sempre um renascimento!

Esta época foi também um sinal para o Povo de Deus da antiga aliança, pois é a época em que comemoram a Páscoa, que traz também toda a experiência da nova vida. É nessa época que uma parte do mundo comemora a Ressurreição de Cristo.

Recordo-me de que em uma reunião pastoral, ao marcarmos alguns compromissos nos dias 21 e 22 deste mês, eu lembrei-me que era início da primavera. Alguém logo me corrigiu lembrando que aqui nós não temos primavera.

Aqui em nossa Região Norte, vizinhos do Equador, realmente não temos as estações como ocorre nas regiões mais ao sul ou mais ao norte do globo. Aqui temos apenas duas estações: a do inverno e do verão, que em geral não significam a mesma coisa que em outros lugares e sim um tempo mais chuvoso e outro tempo menos chuvoso. Isso acontece principalmente em Belém com a sua famosa chuva diária no inverno e mais ou menos semanal no verão.

Aqui, no entanto, em setembro temos um jeito diferente de viver, sentir e comemorar a Primavera junto com as demais regiões de nosso país: são os preparativos do Círio.

Embora se diga que para o paraense é sempre Outubro por causa de sua alegria e devoção à Senhora de Nazaré, todos são unânimes em dizer que, assim como acontece com todas as festas, e aqui mais ainda, o tempo que antecede a um grande evento traz a expectativa da preparação.

Setembro começa a se respirar “mais ainda” o clima que move a cidade e região. Agora é tempo de o povo fazer a Peregrinação pelas casas levando em seus braços a imagem de Maria, a mãe de Jesus, Nossa Senhora de Nazaré!

Por todos os cantos se encontram reuniões de pessoas refletindo sobre os vários temas do Círio extraídos do tema central: em Belém de Maria, escolhemos a Vida como missão! Um perfume “Mariano” explode como laranjeiras em flor!

Dias atrás me surpreendi com as irmãs da residência já fazendo os planos para as comemorações do Círio e procurando já prevenir as várias necessidades e situações. Isso acontece em quase todas as famílias devotas e que, em amando Jesus, o Cristo Senhor, amam também a sua mãe, que Ele mesmo nos deixou para ser a nossa mãe!

Começamos a enfeitar as casas e as ruas trazendo o ar de festa para nossa cidade que receberá em outubro uma das maiores manifestações religiosas católicas do mundo. Os enfeites em todos os lugares manifestam o clima de festa! As reuniões de reflexão em torno da Palavra de Deus e da vida das pessoas é o (nosso) compromisso com a vida em todas as dimensões que o nosso povo quer viver como povo escolhido e que ama a Deus. A imagem de Maria traz em seus braços o Menino Jesus, manifestando que toda a nossa ação vai ao encontro d’Aquele que se encarnou no seio da Virgem Maria e é o Deus Conosco, o Messias e Salvador, o Cristo Senhor!

Em Belém não temos a estação da primavera que a natureza faz com que brotem flores por todos os lugares, mas temos a “nossa primavera”, quando a nossa cultura e devoção fazem com que os enfeites produzidos e a alegria vivida pelas pessoas tragam à cidade esse clima primaveril. Podemos, sem dúvida alguma dizer que também para nós, Setembro é tempo de Primavera!

Trazer no coração, na vida e nos sinais exteriores um tempo de renascimento e beleza significa viver a Páscoa! E é justamente este passo que, com os nossos encontros durante as peregrinações queremos experimentar: que é tempo de renovar a nossa vida nesta cidade. É tempo de renascer aceitando o Cristo como o Senhor da vida que nos faz vibrar com um novo tempo.

Que brotem as flores da beleza de corações renovados que traduzam na vida do povo a fraternidade e a paz! Que a Paz brote dentro de teus muros, ó cidade de Belém! Que a justiça floresça até o fim das luas! Que as pessoas de toda raça, credo ou nação saibam conviver em fraternidade e que a solidariedade esteja presente a cada instante! Que as crianças voltem a brincar em nossas praças e as pessoas tenham a alegria de uma vida digna!

Neste tempo de tantos belos sonhos para nossas cidades que aparecem nas falas dos candidatos, e também na expectativa de um mundo novo a ser construído que aparece nas propostas de encontros que acontecerão, o Círio de Nazaré traz a cada ano a proposta de uma nova vida.

Se podemos estar tão próximos uns dos outros durante o Círio, se acolhemos todos para as festas familiares dessa época, se pensamos em visitas uns às casas dos outros tomando resoluções para melhor viver, poderemos também ficar unidos o ano todo e construindo tempos melhores.

É esse clima de primavera que temos e que a providência de Deus fez com que pudéssemos fazer a experiência deste renascer anual.

Embora aqui seja “sempre Outubro”, a preparação da grande festa faz com que em setembro, tempo da Primavera com suas “flores”, comecemos já a cantar e desejar desde já – Feliz Círio!

Dom Orani João Tempesta

Tags:

leia também