Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Primeiro Domingo do Advento. 30/11/25. (Mt 24,37-44).
Texto referencial: Por isso, também vós ficais preparados! Porque, na hora que menos pensais vira o Filho do Homem virá.” (Mt 24, 44).
A questão não é quando será o fim, nem como será, não tão pouco se serão muitos ou poucos, os que se salvam. A questão é esta e somente esta: estar entre os salvandos. O resto é curiosidade. Todos devemos prestar contas: isto é certo. Mais cedo ou mais tarde não sabemos. Mas se quisermos que nossas contas sejam aprovadas, é preciso que ouçamos: o Evangelho e o vivamos. Quem o fizer, não precisa temer. Quem não o fizer não adianta temer: e trilhar é trilhar o bom caminho. E este é Jesus Cristo.
Jesus fala do tempo de Noé. Todos viviam sem preocupações, faziam festas – turismo – se casavam etc… não analisavam os sinais dos tempos. Bastava-lhes os prazeres da imanência, pois a transcendência e sua problemática deixaram para a velhice. Mas o fim de muitos vem antes do fim do mundo. Não percebem os sinais dos tempos. Não se trata de incutir, medo ou pavor, pois Deus é Pai, uma vez que é amor. Perdoa, sempre, contanto que haja conversão.
Começa neste domingo novo tempo litúrgico: o Advento. Mas o Messias já não veio? Sim, veio mesmo que alguns ainda o esperem, vão morrem esperando… nós – cristão – neste tempo devemos prepararmos para o Natal. Este celebra a vinda do Messias, o Salvador. Ele deixou na Igreja, o Evangelho, os sacramentos, a oração e confiou-nos sua missão, que agora é nossa. Quem a assumir não precisa se preocupar, basta assumi-la, pois, a graça de Deus, certamente não lhe faltará.
Cuidemos, no entanto, pois o Natal não é a festa apenas e sobretudo do papai Noel e das crianças, mas de todos: na medida que nos prepararmos para este evento, que depois da Páscoa é o amor no calendário cristão. Bom advento para todos.
