Com o objetivo de aproximar a Igreja dos moradores de rua, a arquidiocese de Olinda e Recife (PE), por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, vai fortalecer trabalhos voltados para essas pessoas, através de uma Pastoral.
A intenção é ampliar os trabalhos já no início de 2011. A arquidiocese dispõe de uma casa, que será transformada num centro de acolhimento às pessoas que moram nas ruas. “Queremos dar ao pessoal um local para tomar um banho, ter onde dormir, fazer as refeições e também ter momentos de oração”, adiantou o arcebispo. “Mas são idéias que ainda estão sendo articuladas. Queremos dar essa assistência em parceria com a prefeitura e o governo do Estado”, antecipou o arcebispo dom Antônio Fernando Saburido.
O grupo também oferecerá alimentação e atendimento médico. “Estaremos mais perto dos irmãos de rua durante o ano todo, dando visibilidade a essas pessoas esquecidas pela sociedade. Faremos um trabalho permanente” garantiu o coordenador de Pastoral da arquidiocese, padre Josenildo Tavares.
Os trabalhos vão começar pelo centro do Recife, onde é grande o número de pessoas vivendo nas ruas. Mas a pastoral vai atuar em todo território da arquidiocese, porém os essa região será dividida em 12 áreas para facilitar o atendimento. “Temos que juntar as forças e experiências que já existem para enriquecer esta nova. Vamos aproveitar esse momento para reunir os moradores de rua e conscientizá-los da necessidade de tomarem um novo rumo na vida, através de momentos de evangelização e formação”, afirmou o arcebispo.
Quem quiser ser voluntário pode ligar para a Cúria Metropolitana e falar com o padre Josenildo Tavares, pelo telefone (81) 3271.4270. A Cúria funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Rui Barbosa, 409, bairro das Graças, no Recife.