Província de Cascavel estuda a missão continental

O tema “Uma Igreja em estado permanente de missão” motivou os trabalhos do primeiro encontro de estudos sobre a 1ª Urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (DGAE), organizado pela coordenação do Conselho Missionário da Província (Comipro). O evento foi realizado na província da arquidiocese de Cascavel (PR), de 14 a 16 de fevereiro, no Instituto João Paulo II, em Toledo (PR), com a presença das dioceses de Toledo, Palmas/Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

 O encontro reuniu aproximadamente 70 participantes, entre lideranças das dioceses, padres, coordenadores de pastorais, movimentos eclesiais e organismos missionários. Contou com a assessoria do missionário de São Carlos, padre Sidnei Marco Dornelas, que também atua na Comissão Episcopal para a Missão Continental e é membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB.

De acordo com padre Sidnei, a diocese precisa agir em missão permanente, articulando o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, pois é nele que se realiza toda a ação missionária. Entre outros documentos abordados no encontro, o Estudo 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, foi debatido pelos participantes.

 

Tags: