Voz do Pastor

A VIDA HUMANA É SAGRADA. Só Deus é o dono da vida, desde o instante da concepção. Conforme a Bíblia, a aliança entre Deus e a humanidade está cheia de lembranças do dom divino da vida humana e da violência assassina do homem: “Pedirei contas do sangue de cada um de vós… Quem derramar o sangue do homem pelo homem terá seu sangue derramado. Pois à imagem de Deus o homem foi feito” (Gn 9, 5-6). No Sermão da Montanha Jesus recorda o preceito: “Não matarás”. E acrescenta a proibição da maledicência, do ódio e da vingança. “Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão terá de responder no tribunal” (Mt 5,21-22). O quinto Mandamento da Lei de Deus exige um profundo respeito pelo valor da vida humana, sua dignidade e sua inviolabilidade.

DOIS PRESBÍTEROS AMEAÇADOS DE MORTE. Esta ameaça de morte, divulgada na semana passada, causou profunda consternação e repulsa no nosso Presbitério, nos Religiosos, nos familiares e amigos dos dois Padres, bem como na sociedade Santarena como um todo. Faço saber que essas ameaças já foram comunicadas aos órgãos competentes, para que tudo seja investigado e os responsáveis sejam  punidos. Ao mesmo tempo, os organismos policiais do Estado e da União já se comprometeram de assegurar a integridade física dos Padres Edilberto Sena e José Boeing. A Diocese, a começar pelos Bispos, irá acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos relacionados a este triste episódio.

CONCLUSÃO:  Convoco todos os Cristãos e pessoas de boa vontade a sermos promotores da concórdia e da paz. “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” ( Mt 5,9 ). Diferentes convicções e posicionamentos ideológicos devem permanecer no campo das idéias e do diálogo; e nunca partir para a agressividade e atentados.

Santarém e a região Oeste do Pará são conhecidas como a terra de um povo acolhedor e hospitaleiro. Oxalá esses gestos simpáticos continuem a imperar em nosso meio. E os que se ajuntam a nós, vindos de várias regiões do Brasil, colaborem eficazmente para o bem-estar, a harmonia e a paz da comunidade local.

Por fim peço que todos os cristãos apóiem os nossos Padres, também os que se dedicam no delicado campo das pastorais sociais, isto é, no desempenho de sua missão em favor da promoção da vida e dos direitos humanos.  E que nossa Igreja continue sua missão evangelizadora, solidária e profundamente unida.

“SENHOR, FAZEI-NOS INSTRUMENTOS DE VOSSA PAZ”!

Santarém, festa de Pentecostes de 2006
Dom Lino Vombommel  –  Bispo Diocesano

Tags:

leia também