Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) promove encontro na Índia

O médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, participa nesta semana de encontro promovido pela Rede Global de Religiões pela Infância (GNRC) em Coimbatore, no sul da Índia. Os integrantes da GNRC reúnem-se nesta quarta e quinta-feira (1º e 2 de maio) para definir e planejar as novas ações do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança para o período de 2013-2015.

A Rede Global de Religiões (GNRC) é integrada por representantes de todas as grandes religiões do mundo e muitas outras tradições espirituais. Seus membros compartilham o compromisso de tornar o mundo um lugar onde todas as crianças possam desfrutar não apenas do direito de sobreviver, mas de viver com dignidade. Suas iniciativas e programas são concebidos para integrar questões essenciais como a erradicação da pobreza, direitos da criança, o ensino da ética, educação para a paz e a redução da violência urbana.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro) foi instituído durante o III Fórum da GNRC realizado em Hiroshima, em maio de 2008. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. A Pastoral da Criança – entidade que participa da GNRC desde sua criação – incluiu o Dia de Oração (20 de novembro) no conjunto de ações e campanhas que desenvolve em favor da proteção e desenvolvimento integral das crianças.

Com o tema “Stop Violence against Children” (no Brasil, adaptado para “Reduzir a violência e construir a paz”), foram realizados em 2011 atividades em 72 países no Dia Mundial de Oração e Ação. No ano passado, houve mobilização e atividades em 57 países. As novas metas propostas até 2015 incluem o fortalecimento das parcerias com organizações e redes inter-religiosas; a expansão das atividades para outras regiões do mundo; atingir e motivar mais jovens; utilizar mais os meios de comunicação e midias sociais.

Tags:

leia também