Atendendo ao apelo da Igreja no Brasil, os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1, realizarão o VIII Sulão de Catequese. O evento será realizado de 25 a 27 de outubro, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), e também comemorará aos 25 anos de Sulão.

O objetivo do evento é resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos.

O tema geral escolhido para o evento é: “Catequista, protagonista da Fé, do amor e da esperança”, que sintetiza a vocação própria dos anunciadores da Palavra. Na oportunidade, haverá reflexões sobre a catequese e os catequistas que se reconhecem construtores de comunidades e comprometidos com uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

De acordo com presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigoe aos catequistas. “À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento”.

O cartaz do evento tem um amplo significado. As tochas unidas, formam, juntas, uma única chama. E fazem recordar as palavras de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12). Com essa afirmação de Jesus, os catequistas são convocados a iluminar o mundo, expressando os valores do evangelho: partilha, justiça e paz.

O último Sulão, cujo tema foi “Encontramos o Senhor, Vem e vê! (Jo 1,41b 46c), foi realizado em São José do Rio Preto, SP, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, com a participação dos catequistas dos cinco regionais (Oeste 1- Mato Grosso do Sul, Sul 1- São Paulo, Sul 2- Paraná, Sul 3- Rio Grande do Sul, Sul 4- Santa Catarina).

Tags: