Com o objetivo de compreender e refletir a identidade da Pastoral da Comunicação (Pascom) num novo cenário cultural, o Regional Leste 2 da CNBB (Espirito Santo e Minas Gerais) promoveu nesta segunda-feira, 15, o 1º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação, na Casa de Retiro das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte.
O Encontro contou com a presença do presidente da Comissão para o Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz, para a Educação e a Comunicação do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Colatina, dom Décio Zandonade, além de aproximadamente 35 participantes, entre representantes das Pascoms diocesanas, religiosos e profissionais da área de comunicação.
A condução do Encontro ficou a cargo da assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari, que destacou a importância da Pascom ser uma ação organizada em diversos níveis com a comunidade, paróquias, prelazias, dioceses e regional. Para a irmã Élide, a Pascom não é uma pastoral a mais, mas sim um instrumento que dá sentido as atividades existentes na comunidade. “A Pascom está sempre pronta a servir, a fim de aproximar as pessoas a partir de uma linguagem adequada e eficaz, que se ocupa com os meios e processos de Comunicação”, avalia.
O Encontro foi ainda um momento de compartilhar experiências significativas sobre a atuação das Pastorais, alem de propiciar os primeiros apontamentos na elaboração de um Projeto da PASCOM do Regional Leste 2, pautado no Projeto Nacional da Pastoral da Comunicação, a partir dos eixos: articulação, formação e espiritualidade.
Ao final, foram apresentadas três propostas de planejamento para animar e articular a Pascom em âmbito regional, (arqui)diocesano e paroquial do Regional Leste 2, que resultará em um Documento a ser apresentado na próxima Assembleia Regional de Pastoral, em novembro de 2010.