Nos dias 20 a 22 de abril aconteceu, na Casa de Pastoral da arquidiocese de Montes Claros (MG), o Encontro Regional da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), que teve com o tema “Profecia e Justiça a serviço da vida”.
Com o intuito de promover a capacitação e formação dos agentes de Pastoral Carcerária e ampliar a comunicação entre as dioceses do Regional Leste 2, o Encontro contou com a assessoria do teólogo e sacerdote Benedito Ferraro.
À luz da Campanha da Fraternidade 2012 e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Encontro Regional da Pastoral Carcerária contribuiu ainda para a organização e discussão mais profunda da questão prisional, bem como capacitar novas lideranças para serem multiplicadores nas bases.
O arcebispo metropolitano de Montes Claros e presidente do Regional Leste 2, dom José Alberto Moura, em virtude da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos dias 18 a 26 de abril em Aparecida (SP), que coincidiu com a data do Encontro da Pastoral Carcerária, gravou uma mensagem de saudação aos participantes do Encontro.
Em sua mensagem, dom José Alberto ressaltou a importância do trabalho da Pastoral Carcerária como o exercício do pastoreio de Jesus com quem está aprisionado. “Nós amamos mesmo quem está no erro ou que o cometeu. Que eles possam levantar-se e erguer-se como Jesus na palavra do filho pródigo”, disse.
