A 15ª Romaria da Terra, do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), acontece na diocese de Itapipoca (CE), dia 7 de agosto. De acordo com o coordenador local da articulação da Romaria, padre João Batista Lourenço, todos os preparativos já estão em fase final. “Neste momento, nossa maior expectativa é o dia da Romaria, é a chegada dos Romeiros. A festa já está preparada, só faltam os convidados”.
A estimativa de público é na faixa de 15 mil pessoas. Na reunião do último Conselho Regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizado em Itapipoca, os conselheiros aprovaram toda a programação a ser seguida no dia da Romaria.
O tema da 15ª Romaria da Terra é “No testemunho dos mártires: Terra, Água e Dignidade”, que de acordo com a secretária executiva da CPT no Ceará, Lia Lima a romaria deseja lembrar o martírio dos camponeses, entre outros. “Neste tempo de preparação nas comunidades e durante a Romaria, queremos lembrar: O martírio de camponeses e camponesas que tombaram na luta por Terra e vida digna; Denunciar os impactos provocados pela implantação dos grandes projetos no Ceará; Contribuir no processo de fortalecimento das comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas; Celebrar e tornar visível as conquistas na luta por terra, água e dignidade; Fortalecer a religiosidade popular e romeira, raiz profunda do povo cearense”.
A dinâmica reflexiva do tema será desenvolvida em forma de tendas. As dioceses serão distribuídas nas tendas afins onde acontecerão as discussões pertinentes ao tema, nos três eixos: Terra, Dignidade e Vida.
