Regional Nordeste I realiza seminário sobre a 5ª SSB e apresenta diagnóstico sobre os impactos dos megaprojetos

Entre os dias 9 e 11 de outubro a cidade de Fortaleza (CE) vai reunir representantes das pastorais sociais, CEBs, organismos, movimentos sociais e populares para o seminário da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). O tema em debate será “Estado para que e para quem? Participação da sociedade na democratização do estado brasileiro”. Trata-se de uma realização do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e organizado pelas pastorais sociais.

Além das experiências que serão apresentadas pelas comunidades durante a atividade, os participantes contarão com a assessoria do Prof. Jeovah Meireles, da Prof.ª. Raquel Rigotto – onde farão uma apresentação do Mapeamento dos Impactos dos Grandes Projetos no Estado do Ceará; dos professores Pe. Junior Aquino e Pe. Manfredo Oliveira – com uma Leitura Ética, Teológica do Estado. Já o assessor nacional da 5ª SSB, padre Nelito Dornelas fará um balanço das SSB. Dom José Haring, bispo presidente da CNBB Regional Nordeste I também participará do seminário.

Para facilitar o entendimento dos temas levantados pelo processo da 5ª SSB, serão realizadas sete oficinas temáticas serão trabalhadas trazendo experiências de resistência, são elas: Sistema de Justiça e Tribunal Popular – RENAP/CBJP); Campanha Permanente contra os agrotóxicos pela vida – Via Campesina/TRAMAS; Campanha contra o extermínio de jovens (Pjs, REAJA e Cáritas); Resistência a grandes obras – Movimento de Luta pelo Direito a Moradia e FDCA; Turismo comunitário – Rede Tucum; Economia Solidária – Rede Cearense de Socioeconômica Solidária; Mineração – Articulação Antinuclear; Campanha pela Regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras – Movimento Pescadores e CPP/CE.

Tags: