Diante do colapso que a pandemia tem provocado no Sistema de Saúde do Estado do Amazonas, 30 entidades, dentre elas o Regional Norte da Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB, e a Arquidiocese de Manaus, e 34 personalidades, contando com a assinatura de Dom Leonardo Steiner e Dom Sérgio Castriani, arcebispo e arcebispo emérito de Manaus, tem emitido um manifesto, com data de 14 de fevereiro onde pedem a vacinação em massa já!
O manifesto diz que “o cenário atual é de caos”, com pacientes deslocados para outros estados, grande lista de espera e um número cada vez maior de contagiados e falecidos. Diante da situação, “o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois defende a vacinação em massa da população, como a única forma segura e eficaz para responder à crise instalada, bem como evitar a possibilidade de uma nova onda do vírus”, afirma o manifesto.
A nota vê isso como “estratégia inteligente de saúde pública”, e valoriza o trabalho dos órgãos de controle, “que com as suas decisões buscam garantir os direitos da população ao acesso e tratamento da Covid-19”. O manifesto encerra insistindo na urgência da “vacinação em massa no Amazonas”, pedindo dos diferentes governos “esforços imediatos para a compra de vacinas e a realização de ampla campanha de imunização no Estado”.
