O Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, entre os dias 12 e 24 de janeiro, a 2ª edição do “Pés a Caminhos – Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas”, que reúne cerca de 200 seminaristas de diversas regiões do país. A cidade de Palmas (TO) é a sede do encontro, de caráter nacional, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), por meio da Comissão Missionária de Seminaristas (COMISE Brasil).
Esta é a segunda edição da experiência, realizada pela primeira vez em Manaus, há cerca de três anos. Neste ano, a iniciativa acontece nas Igrejas particulares do Tocantins e Pará, que integram o Regional Norte 3, e conta também com a participação da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, os seminaristas permanecem em Palmas para momentos intensivos de formação, reflexão e preparação missionária, com orientações sobre a realidade pastoral local e o sentido da missão. A partir da tarde do dia 15, os participantes são enviados às paróquias da arquidiocese de Palmas, das dioceses de Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Cristalândia e Conceição do Araguaia (PA), além da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).
Durante cerca de uma semana, os seminaristas realizam atividades pastorais nas comunidades, como participação nas celebrações, visitas às famílias, encontros comunitários, formações e ações evangelizadoras, vivenciando diferentes contextos urbanos e rurais dos três estados. O retorno a Palmas ocorre no dia 22 de janeiro, seguido por momentos de partilha, convivência e avaliação até o encerramento da experiência, no dia 24.
A proposta do Pés a Caminhos é proporcionar aos futuros presbíteros uma experiência concreta de missão, fortalecendo desde a formação inicial a compreensão do sacerdócio como serviço e envio, em proximidade com o povo e as realidades pastorais, à luz do testemunho de Jesus Cristo missionário.
Com informações do regional Norte 3
