Retrospectiva 2021: Articulações, ações e formações da Comissão Sociotransformadora da CNBB

No decorrer do ano de 2021, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desenvolveu um conjunto amplo de articulações, ações e projetos formativos no contexto de  fortes  impactos da Covid-19. De acordo com o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão, dom José Valdeci Santos Mendes, a pandemia do novo Coronavírus, que obrigou a todos a se reiventarem, exigiu também que a Comissão reorganizasse suas ações.

“De um lado os efeitos da pandemia da Covid-19, que exigiu os cuidados de proteção e de não realização de atividades presenciais; do outro, a crise econômica, social, política e sanitária, resultando em fome, miséria, desemprego e violência contra os povos tradicionais e indígenas e o povo brasileiro. Este contexto, segundo o bispo, colocou o desafio de pensar em como dar respostas a este conjunto de necessidades?

A resposta ele mesmo deu: “Pudemos perceber que as Pastorais Sociais, a própria Comissão Episcopal, se reorganizaram e, acima de tudo, deram respostas emergenciais (comida, ações de solidariedade como a É Tempo de Cuidar, kits de proteção à Covid-19…) à milhares de famílias em extrema necessidade Brasil afora. De um lado a assistência imediata; de outro lado, ações de incidência das pastorais e da Comissão em vista da construção de políticas públicas para essa grande massa de famílias e pessoas que estão passando por situação de extrema necessidade em nosso país”.

Cartaz da ação solidária emergencial “É Tempo de Cuidar” que, em sua segunda fase cujo início foi em julho de 2021, arrecadou só em alimentos: 24,7 milhões de toneladas.

Processo da 6ª Social Brasileira

Imagem que celebrou os 30 anos da Semana Social Brasileira. Arte: Comunicação 6º SSB

Dom José Valdeci informa que, além das ações focadas em mitigar os impactos da pandemia nas populações mais necessitadas no país, por meio das dioceses e de pastorais sociais e organismos vinculados à CNBB, como a Cáritas Brasileira, entre outras, a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB teve como foco de suas ações a mobilização para a 6ª Semana Social Brasileira.

De acordo com dom José Valdeci “a intencionalidade das atividades da organização da Semana Social, em 2021, foi levá-la aos âmbitos regionais e diocesanos”. Ele ressalta que, para isso, foram realizadas um conjunto de atividades nos regionais e dioceses brasileiras, culminando com a realização do Seminário Nacional, em formato híbrido, em fins de outubro de 2021, com mais de 600 inscritos.

“Todas as ações foram realizadas de forma virtual e com metodologias que possibilitam minimizar a distância e realizar processos de aprendizagem e integração através das redes sociais, aplicativos e programas de participação à distância”, reforça o presidente da Comissão.

Sabia mais:
“O Brasil que queremos: o bem viver dos povos” foi o tema do Seminário Nacional da 6ª Semana Social Brasileira – CNBB

Capacitação de Conselheiros(as) de Políticas Públicas

 

A Comissão destaca ainda como avanço de seu trabalho em 2021, a realização da 3ª etapa da Capacitação de Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas, uma ação concreta surgida a partir da Campanha da Fraternidade de 2019, cujo tema vivido foi:  “Fraternidade e Políticas Públicas”.  O curso é realizado em parceria entre a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (Cefep), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), a Pastoral da Criança e o Centro Popular de Formação Vida e Juventude. A capacitação aconteceu de 2 de agosto a 12 de novembro de 2021 em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Começou contando com 470 alunos. Destes, 233 receberam o certificado de conclusão. Os inscritos desta 3° edição têm origem em 167 arqui/dioceses diferentes.

Reuniões virtuais

O bispo de Brejo (MA) considera relevante as reuniões virtuais da Comissão com as Coordenações Nacionais e com as articulações dos 19 regionais da CNBB. Foram 3 momentos no decorrer do ano, com o objetivo de avaliar a caminhada e definir ações conjuntas de enfrentamento à pandemia. Os 6 bispos que integram a Comissão, juntamente com o assessor e sua coordenação executiva, realizaram reuniões mensais. Dom José Valdeci destaca que foi a melhor dinâmica encontrada para dar respostas urgentes às diversas necessidades apresentadas  pelas Pastorais (questão carcerária, povos tradicionais, população de rua, migrantes e refugiados, comunidades pesqueiras, questões agrárias, despejos de famílias…).

Ele destaca também como positivo o conjunto de reuniões virtuais organizadas pela Comissão com os movimentos sociais do campo popular e com as principais centrais sindicais do Brasil. “Nestes diálogos, buscamos discutir questões relativas ao contexto sócio, político, econômico e sanitário, tais como a mobilização em Defesa da Vacina para Todos, a Campanha Nacional em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a prorrogação do Auxílio Emergencial, sem reduzir o valor e vinculada à Iniciativa popular de Lei pela Renda Básica Universal. Também apresentamos o processo da 6ª Semana Social Brasileira com o desejo de que ela também seja assumida por estas entidades como um processo de mobilização”, conta.

Pós graduação em Doutrina Social da Igreja

O presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB destaca também a criação e organização do curso de pós-graduação, sendo 360 h/aula, em Doutrina Social da Igreja, que está sendo realizada a partir de uma parceria entre a Comissão, o Cefep e a UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). O curso, cuja previsão é ter início em março de 2022, será realizado em seis módulos: 1) Análise da realidade, 2) Tradição Eclesial; 3) Encíclicas Sociais; 4) Tradição Latino-Americana e Papa Francisco; 5) Pastoral Social e 6) Fé, Igreja e Direitos.

“Como se pode perceber a Comissão realizou avanços significativos. Mesmo com as dificuldades impostas pelo contexto da pandemia, não deixamos de atender, mesmo de forma emergencial, milhares de pessoas e famílias em extrema necessidade em nosso país. Avançamos no aspecto de oferecer uma formação qualificada para os agentes em todos os âmbitos: nacional, regional e diocesano”, finaliza dom José Valdeci.

Comissão Executiva da 6ª Semana Social Brasileira. Foto: Comissão para Ação Sociotransformadora.

Tags: