A pastoral no pós-pandemia foi o tema da última reunião da Presidência do regional Leste 1 da CNBB com os coordenadores e assessores da pastorais e movimentos do organismo. O último encontro marcou também o início de um novo momento nesta reunião, pois passaram a participar da reunião os padres Coordenadores de Pastoral das arquidioceses e dioceses do Estado do Rio de Janeiro.
Após o momento de oração e apresentação dos representantes que foram acolhidos por Dom José Francisco, arcebispo de Niterói e presidente do regional Leste 1, o padre Jean Paul Hansen, secretário do Setor Campanhas da CNBB realizou sua palestra por meio de videoconferência, falando direto de Brasília (DF) com os que encontravam-se no Mosteiro de São Bento na Zona Portuário do Rio de Janeiro. Em sua fala, o Padre iniciou fazendo um convite à uma reflexão pessoal – “Antes de olharmos para a pastoral e os momentos que ela precisa, devemos nos perguntar sobre o que a experiência dessa pandemia transformou em mim? Que atitudes, posturas, projetos e anseios já não são mais os mesmos em mim. Me parece que o primeiro passo para qualquer conversão pastoral deve partir desse questionamento pessoal”, disse ele.
Padre Jean Paul recordou ainda a fala do Papa Francisco na qual convidava a Igreja a tornar-se um Hospital de Campanha e reiterou que “não devemos desmontar esse Hospital, pois a crise não é somente pandêmica, mas estrutural que passa a pandemia, mas não passa a necessidade do zelo, do cuidado com a vida tão necessário nestes dias.”
Confira a matéria na íntegra no site do regional.
								
														
								