O Congresso se desenvolverá alternando palestras, oficinas, painéis, celebrações, testemunhos e confraternizações animadas pelos próprios seminaristas. Objetivo da iniciativa é alimentar a consciência missionária dos futuros presbíteros, à luz da Bíblia e das orientações dos mais recentes documentos da Igreja, tendo em conta as dimensões humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral.
Nesta reunião de ontem, foram dados os primeiros encaminhamentos ao evento que quer reunir cerca de 150 seminaristas de todo Brasil. O tema escolhido do 1º Congresso será “Formação presbiteral para uma missão sem fronteiras” e o lema: “Chamados para estar com ele e enviados” (cf. Mc 3,14). Serão convidados a participar seminaristas diocesanos e religiosos de todo Brasil a partir do 3º ano de filosofia. As vagas serão distribuídas de maneira proporcional à presença de seminários nas diversas regiões do país, e as inscrições serão efetuadas através dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
Estiveram presentes na reunião, o diretor nacional das POM, padre Daniel Lagni; o secretário nacional da União Missionária, padre Sávio Corinaldesi; o secretário nacional da Infância Missionária, padre Edson Assunção; o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti; o assessor da Comissão Epsicopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Reginaldo Lima e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre Altevir da Silva.