O Conselho do Episcopado Latino Americano (CELAM) já iniciou a preparação da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano.
A primeira Conferência foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, quando o CELAM foi fundado; a segunda aconteceu em 1968, em Medellín (Colômbia), e a terceira, em Puebla (México), em 1979. A quarta Conferência foi a de Santo Domingo, em 1992, na ocasião do 5º Centenário do início da evangelização da América. Cada uma dessas Conferências marcou um período da evangelização no passado recente da América Latina.
Em junho de 2004, o Papa João Paulo II autorizou o Presidente do CELAM, o Cardeal chileno Francisco Javier Errazuriz Ossa, a iniciar os preparativos da 5ª Conferencia; desde então, várias reuniões, em diversos níveis, já foram realizadas. Em outubro de 2004 estão sendo realizados quatro encontros continentais de representantes das Conferências Episcopais das diferentes áreas da América Latina: Cone Sul, Países bolivarianos, Caribe e América Central, com o México.
Nessas reuniões, está sendo feita a reflexão sobre os elementos essenciais de um possível texto preparatório: os desafios atuais da evangelização na América Latina e Caribe; os principais núcleos temáticos que deverão orientar as reflexões; a metodologia e a cronologia da preparação do evento. Esse primeiro esboço será encaminhado, oportunamente, a todos os episcopados da América Latina e do Caribe para a sua apreciação e enriquecimento.
O tema central contemplará, certamente, o discipulado e o seguimento de Jesus na Igreja Católica, que se confronta novamente com sua missão evangelizadora na América Latina e no Caribe. Os núcleos temáticos tendem a reunir as reflexões em torno da identidade do cristão Católico e da perene atualidade do anúncio da Boa Nova para os povos e culturas desta parte do mundo; da pertença eclesial e da proposta antropológica cristã diante dos novos desafios. A urgência de uma nova postura missionária dos católicos latino americanos e caribenhos é preocupação central neste início de preparação da 5 ª Conferência.
O próximo passo será a elaboração, pela Comissão Central, de um texto de consulta a ser proposto às Conferências Episcopais, para sugestões e contribuições dessas, até meados de abril de 2005. Assim, a Presidência do CELAM poderá oferecer ao Papa o fruto de todo o trabalho já realizado.
A esperança é que o Santo Padre possa anunciar o tema central da 5ª Conferencia Geral em maio de 2005, durante a Assembléia Ordinária do CELAM, Lima (Peru). Naquela ocasião, o CELAM estará comemorando os 50 anos de sua fundação.
Depois disso, será redigido o “Documento de participação” pela equipe de redação do CELAM. O texto deverá ser entregue às Conferencias Episcopais para mais um turno de contribuições, de maneira que, até meados de 2006, a equipe de redação possa receber observações e sugestões e produzir o texto que finalmente, será entregue à Assembléia da 5ª Conferencia.
Como se pode notar, pretende-se conseguir um envolvimento amplo das bases eclesiais da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, para que o tratamento da temática e o texto preparatório possam corresponder, da melhor forma possível, à realidade do Continente. Semelhante metodologia foi empregada, com bom êxito, na preparação da Conferencia de Puebla.
A data precisa e o lugar da realização do grande evento eclesial latino americano ainda não estão definidos. Mas presume-se que será nos primeiros meses de 2007. Desde já, a Igreja Católica neste Continente está convidada a colocar-se em atitude de escuta para “ouvir o que o Espírito Santo diz às Igrejas”, e de oração, pelo bom êxito da 5ª Conferência.