Rumo à Conferência de Aparecida

Os desafios e os problemas comuns da América Latina e Caribe requerem dos Pastores reflexão e orientações pastorais, de forma colegial, em comunhão com o Papa e sob sua autoridade. Grandes mudanças vêm ocorrendo na Igreja e na sociedade da América Latina nos tempos atuais. Essas mudanças requerem uma nova resposta evangelizadora, conforme a ordem do Senhor, recordada pelo Papa João Paulo II: “Duc in altum!” Duc in altum! Foram também as palavras de envio do Papa João Paulo II quando a Presidência do CELAM o visitou, em junho de 2003, e lhe expôs a questão de uma eventual convocação de uma nova Conferência Geral do Episcopado Latino Americano.

1. CAMINHO PERCORRIDO

A proposta de apresentar ao Santo Padre o pedido da convocação de uma nova Conferência Geral do Episcopado Latino-americano foi aprovada pela XXVIII Assembléia Ordinária do CELAM, realizada em Caracas, em maio de 2001.

Em maio de 2003, a Assembléia do CELAM, realizada em Tuparendá – Paraguay, confiou à Presidência recém eleita a tarefa de “animar e coordenar, em comunhão com a Santa Sé, a preparação e a celebração da V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano”.

Leia a íntegra do texto de Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Tags:

leia também